Na última terça-feira, dia 26 de novembro, aconteceu o Primeiro Encontro Multiprofissional de Estética em Saúde, organizado por alunos e professores da graduação em Estética e Cosmética da Univale. O evento começou às 18h45 no auditório A do campus Antônio Rodrigues Coelho (campus II), com palestras de profissionais da área, sorteios de brindes e exposição de empresas parceiras.

Professora Giselle Barbalho e duas alunas do curso de Estética e Cosmética

O tema escolhido para o encontro foi “Acne e Suas Diversas Abordagens Terapêuticas”. Na fala de abertura, as alunas do curso de Estética e Cosmética ressaltaram a relevância da discussão ao apresentar considerações psicossociais sobre a acne, que influenciam tanto nas causas quanto nas formas de abordagem do tratamento.

O evento contou com três palestrantes: a médica dermatologista Flávia Lamounier, a nutricionista Paula Werneck e a psicóloga Erica Meireles. No público, além dos alunos da Univale, estiveram presentes também alunos da área de Estética de outras instituições de Governador Valadares.

Estética como ciência

Logo no começo do evento, a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Giselle Barbalho, destacou a importância de enxergar a Estética como uma ciência. “Na nossa área é importante ver o paciente como um todo, não só na aparência, mas em todos os aspectos da saúde física e psicológica. Para isso é preciso ver a Estética como uma área de estudos, como uma ciência, que tem crescido cada vez mais em todo o mundo”.

Drª Flávia Lamounier falou sobre a Histologia da pele e suas relações com a acne

A primeira palestrante da noite, a dermatologista Flávia Lamounier, relembrou o longo caminho da Dermatologia e da Estética até serem reconhecidas como áreas de pesquisa legítimas. “Quando eu fiz residência, 20 anos atrás, até a palavra ‘estética’ era discriminada. Hoje é muito gratificante ver que existe um curso superior em Estética e Cosmética, afinal, uma área que afeta tanta gente, precisa ser feita da melhor forma possível, sem achismos, com base científica”.

Saiba mais sobre a acne

De acordo com Flávia Lamounier, apesar de ter uma repercussão estética, a acne é uma doença inflamatória de base hormonal das glândulas sebáceas. A acne pode afetar qualquer pessoa, sem preferência de etnia, sexo ou idade. O processo inflamatório é influenciado pela alimentação do indivíduo, pela limpeza da pele e por outros fatores físicos e psicossociais, inclusive o stress.