Primeiro Encontro Multiprofissional de Estética em Saúde na Univale debateu causas e tratamentos da acne

27 novembro, 2019

Na última terça-feira, dia 26 de novembro, aconteceu o Primeiro Encontro Multiprofissional de Estética em Saúde, organizado por alunos e professores da graduação em Estética e Cosmética da Univale. O evento começou às 18h45 no auditório A do campus Antônio Rodrigues Coelho (campus II), com palestras de profissionais da área, sorteios de brindes e exposição de empresas parceiras.

site 5 8
Professora Giselle Barbalho e duas alunas do curso de Estética e Cosmética

O tema escolhido para o encontro foi “Acne e Suas Diversas Abordagens Terapêuticas”. Na fala de abertura, as alunas do curso ressaltaram a relevância da discussão ao apresentar considerações psicossociais sobre a acne, que influenciam tanto nas causas quanto nas formas de abordagem do tratamento.

O evento contou com três palestrantes: a médica dermatologista Flávia Lamounier, a nutricionista Paula Werneck e a psicóloga Erica Meireles. No público, além dos alunos da Univale, estiveram presentes também alunos da área de outras instituições de Governador Valadares.

Estética como ciência

site 1 9
Drª Flávia Lamounier falou sobre a Histologia da pele e suas relações com a acne

Logo no começo do evento, a coordenadora do curso da Univale, Giselle Barbalho, destacou a importância de enxergar a Estética como uma ciência. “Na nossa área é importante ver o paciente como um todo, não só na aparência, mas em todos os aspectos da saúde física e psicológica. Para isso é preciso ver a Estética como uma área de estudos, como uma ciência, que tem crescido cada vez mais em todo o mundo”.

A primeira palestrante da noite, a dermatologista Flávia Lamounier, relembrou o longo caminho da Dermatologia e da Estética até serem reconhecidas como áreas de pesquisa legítimas. “Quando eu fiz residência, 20 anos atrás, até a palavra ‘estética’ era discriminada. Hoje é muito gratificante ver que existe um curso superior, afinal, uma área que afeta tanta gente, precisa ser feita da melhor forma possível, sem achismos, com base científica”.

Saiba mais sobre a acne

De acordo com Flávia Lamounier, apesar de ter uma repercussão estética, a acne é uma doença inflamatória de base hormonal das glândulas sebáceas. A acne pode afetar qualquer pessoa, sem preferência de etnia, sexo ou idade. O processo inflamatório é influenciado pela alimentação do indivíduo, pela limpeza da pele e por outros fatores físicos e psicossociais, inclusive o stress.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91