Pint of Science - foto do mascote do evento (um cérebro de óculos sobre um copo de cerveja)

Pint of Science volta aos bares valadarenses em novembro

17 outubro, 2022

Criado no Reino Unido em 2013 e hoje presente em mais de 400 cidades ao redor do mundo, o Pint of Science é o maior evento de debate científico a ser realizado fora do ambiente universitário – levando o conhecimento, de forma mais acessível, a espaços como bares, pubs e cafés. Em Governador Valadares, após dois anos com edições virtuais, o Pint of Science volta aos bares da cidade entre os dias 7 e 9 de novembro.

Coordenadora local do Pint of Science em Valadares, a pró-reitora de Graduação da Univale, Adriana de Oliveira Leite Coelho, adianta que as conversas sobre ciência terão doses de entretenimento, como é a marca do evento. “A expectativa é a melhor possível. Após dois anos sem poder interagir com as pessoas, o Pint é excelente oportunidade em recomeçarmos essas interações, e mais ainda, com assuntos de interesse científico, em ambiente descontraído, que é o bar. Ou seja, voltaremos aos encontros presenciais em alto estilo, com ciência e entretenimento”, afirmou.

Bares participantes do Pint of Science 2022 em GV

O bar que abrirá a edição de 2022 do Pint of Science em Valadares será o Mister Friday, no dia 7 de novembro. No dia 8, os debates acontecerão no Hausmalte. No último dia, 9 de novembro, o bate-papo sobre ciência será em dois locais no Centro da cidade, simultaneamente, nos bares Casarão e Los Hermanos.

Coordenador dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Univale, Bob Villela estará no Hausmalte, em uma conversa sobre lixo e resíduo sólido, abordando a conscientização ambiental. Para ele, ao discutir a ciência fora da universidade, é possível perceber como o cotidiano é permeado do fazer e do olhar científico.

“É muito gratificante participar de um evento global como o Pint of Science, que discute o futuro e discute ciência de uma maneira irreverente, de uma maneira próxima das pessoas. É algo que a gente tem orgulho de fazer e participar, e de ver sendo realizado onde não se discute tanto a ciência. Pelo menos, não de forma oficial”, comentou Bob.

A participação no Pint é gratuita, e a pessoa presente paga apenas o que consumir nos bares. Não é necessário fazer inscrição, e nem haverá entregas de certificados.

Pessoas à mesa em um bar, na edição de 2019 do Pint of Science GV
Foto do Pint of Science em 2019

Sobre o Pint

O Pint of Science foi idealizado por dois neurocientistas do Imperial College London, na Inglaterra, os doutores Michael Motskin e Praveen Paul. A proposta inicial era a de mostrar as pesquisas que estavam realizando a pacientes afetados por doenças neurodegenerativas. “Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science”, destaca a página oficial do evento.

A primeira edição foi realizada em três cidades britânicas, e em 2015 o evento chegou ao Brasil. Em 2019, ano em que o Pint chegou a Governador Valadares, o festival alcançou a marca de 179 cidades brasileiras. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, os debates foram realizados apenas de forma virtual. Desde que chegou a Valadares, o Pint of Science sempre foi organizado pela Univale, com participação intensa de professores e estudantes da universidade e de outras instituições.