Pedagogia inicia semestre com visitas a escolas para articular parcerias

05 agosto, 2022

Ao longo do ano, os alunos do curso desenvolvem atividades extensionistas e estágio supervisionado nas escolas da rede pública

O curso de Pedagogia da Univale iniciou as atividades do segundo semestre de 2022 com visitas a escolas de ensino fundamental e médio de Governador Valadares, com o objetivo de articular parcerias para o desenvolvimento de atividades de extensão e de estágio, que serão desenvolvidas nos próximos meses. A responsável pelas visitas é a professora Elizabete Aparecida de Carvalho, que também acompanha os alunos do curso de Pedagogia durante o semestre.

A atividade de extensão será desenvolvida nas escolas municipais Padre Eulálio Lafuente  Elorz e Rosalva Simões Ramalho. As ações do projeto terão início no mês de setembro, com previsão de conclusão para novembro de 2022. Neste semestre a atividade contemplará a formação para professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º)  das escolas parceiras, com o projeto intitulado “Gestão da sala de aula”.

“A atividade de extensão é uma forma de envolver os estudantes na organização, produção e execução de eventos abertos à comunidade externa, sobretudo aos profissionais da educação básica, e promover o diálogo com profissionais em exercício do magistério”, explica a professora Elizabete.

Estágio supervisionado do curso de Pedagogia

Outra escola visitada foi a E. E. Carlos Luz, instituição onde os estudantes do 2º período realizarão o Estágio Supervisionado II - Interlocução da escola com o entorno, que tem por objetivo ampliar as experiências dos discentes, aproximando-os de diferentes territórios educativos como o campo, a cidade e a rua, especialmente em espaços extraescolares.

“O Estágio Curricular Supervisionado e a atividade extensionista articulam o ensino, a extensão e a pesquisa, além de contribuírem com a integração da universidade com a comunidade externa”, enfatiza a professora.

Informações: professora Elizabete Aparecida de Carvalho