O sonho de cursar uma faculdade nem sempre está fisicamente tão próximo, principalmente para quem vive no interior. Às vezes é necessário se deslocar até uma cidade maior e que ofereça mais opções de formação universitária.

É claro que a distância dificulta e que a mudança no começo pode parecer um pouco assustadora, mas investir no futuro sempre vale à pena. Além disso, a entrada na universidade é um momento de grande crescimento pessoal, e a rotina longe de casa pode tornar tudo ainda mais estimulante.

O importante é pensar em cada detalhe que pode deixar a adaptação mais fácil e evitar frustrações. Quer saber as coisas mais importantes a fazer depois de ser aprovado em uma faculdade longe de casa? Se liga nas nossas dicas!

Considere suas possibilidades

Para algumas pessoas, a distância não é tão grande assim, e é possível considerar o deslocamento diário até a faculdade. Se você vive a até uma hora de distância da cidade em quem irá estudar, e se existe uma opção de transporte disponível nos horários em que você precisa, essa pode ser uma possibilidade.

Em algumas cidades menores existem transportes universitários gratuitos ou por um preço razoável. Normalmente, eles levam estudantes para várias faculdades, e têm horários fixos para ir e voltar. Essa é uma boa opção para quem vai estudar a noite. Já quem vai estudar durante o dia, precisa pesquisar sobre os horários de transporte disponíveis e ver se eles se encaixam aos horários de começo e fim das aulas.

No entanto, é importante considerar que o deslocamento diário é cansativo, mesmo que te permita continuar no conforto de casa. Em outros casos, isso nem mesmo é possível, já que não existem opções de transporte ou a distância demandaria tempo demais. Nessa situação, o melhor é se mudar para a nova cidade, e aí é que entram as próximas dicas.

Conheça o local

O primeiro passo é conhecer o local em que irá estudar. Conheça o campus e as facilidades que ele oferece, depois aproveite para saber um pouco mais sobre o bairro e a cidade. Considere também as opções de deslocamento: será que é melhor morar perto da faculdade, e ir andando para o campus? Ou vale mais à pena morar no centro, perto de tudo, e ficar mais longe da universidade?

Também é importante saber sobre o funcionamento do transporte público, o preço, os horários e pontos de parada. Mesmo que você não vá utilizar no começo, pode ser necessário em algum momento.

Para encontrar essas informações, uma boa dica é procurar grupos de repúblicas nas redes sociais. Lá você vai achar vários estudantes na mesma situação que você, e pode até encontrar alguém com mais experiência e que esteja disposto a ajudar. Dicas são sempre bem-vindas, não é?

Pesquise sobre o custo de vida

Mudar de cidade vai gerar mudanças no seu orçamento. Para evitar problemas, é sempre bom saber mais ou menos como é o custo de vida no lugar para onde está indo. A princípio, você terá gastos com aluguel e alimentação, e eles podem variar bastante de um bairro próximo do centro para um mais afastado, por exemplo.

Depois que tiver mais ou menos uma noção dos gastos, faça um planejamento mais detalhado, assim você evita imprevistos.

Acompanhe as novidades da Univale

Quer ficar sempre por dentro do que acontece na Univale, receber novidades sobre os cursos e várias informações legais? Siga nossas redes sociais!