PARQUE DA CIÊNCIA

pngwing.com (7)
pngwing.com (9)

Espaço de descobertas

Que tal testar os aprendizados da sala de aula com experimentos práticos? No Parque da Ciência, os alunos podem se divertir enquanto fazem descobertas com os experimentos mais legais da física e da química. Se você é professor de ensino fundamental ou médio, agende uma visita para turmas de até 30 alunos. Se você é estudante, leve essa ideia aos seus professores!

Funcionamento: quartas-feiras, de 14h30 às 18h

pngwing.com (8)
pngwing.com (8)

Desvendando o parque

Cama de Faquir
Os visitantes ficam com medo de deitar sobre os pregos, mas há sempre um mais corajoso para mostrar que não machuca. Permite discutir o conceito de pressão como força pela área de contato. Como são muitos pregos, a área de contato é grande e a pressão é pequena.
Gerador de Van de Graaff
O Gerador de Van de Graaff é um equipamento que se eletriza por atrito e a carga se concentra na superfície de uma esfera metálica. Os alunos acham graça quando um deles toca a esfera e fica com os cabelos em pé.

História

O Parque da Ciência da Univale foi idealizado por um grupo de professores da própria instituição e inaugurado em 1997, numa iniciativa pioneira no estado, com o objetivo maior de difundir e popularizar os conhecimentos científicos nas áreas de Física e Química. Desde a sua fundação, o parque já recebeu milhares de visitantes à exposição permanente de experimentos. As visitas técnicas são gratuitas, voltadas para professores e estudantes da educação infantil ao ensino médio.

 

Professoras responsáveis: 

profa. Rosemary Souza Ferreira 

profa. Célia Regina Silva Santos Pimenta

 

Contato: parquedaciencia@univale.br

 

 

Endereço: rua Israel Pinheiro, número 2000, bairro Universitário (campus II da Univale).

Univale
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support