Painel do Seminário Integrado do Rio Doce discute rompimentos das barragens em Minas Gerais

Painel do Seminário Integrado do Rio Doce discute rompimento de barragens em Minas Gerais

08 novembro, 2019

“Do rio Doce ao velho Chico” foi o tema do primeiro painel de discussão do 4º Seminário Integrado do Rio Doce (SIRD) nesta sexta-feira, 8 de novembro. A atividade reuniu representantes e pesquisadores de diversos órgãos relacionados a questões ambientais, para uma análise das tragédias envolvendo rompimento de barragens em Minas Gerais.

O moderador do painel foi o engenheiro Cláudio Guerra, que também é Consultor Ambiental. Segundo, a proposta era fazer uma análise das tragédias/crimes com rompimento de barragens que aconteceram primeiro na Bacia do rio Doce, depois em Brumadinho.

“Vamos, de uma certa forma, comparar e estender aquilo que já estávamos entendendo, a questão do rompimento da barragem era só uma questão de tempo. Nós já havíamos discutido em seminários anteriores, que as barragens em outras regiões do quadrado ferrífero, por exemplo, tinham vulnerabilidades muito claras, e é sobre isso que vamos falar hoje, e tentar propor recomendações preventivas para que a gente não tenha no futuro próximo, mais tragédias relacionadas a barragens”.

A mesa foi composta pelo professor Dr. Haruf Salmen Espindola, representando a Univale; professor Dr. Sérvio Pontes Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Rede Terra Água; Marina Paula Oliveira, a articuladora social em mediação de conflitos - Arquidiocese de Belo Horizonte; e o procurador Helder Magno da Silva, representando o Ministério Público Federal.

Mesa do debate sobre rompimento de barragens durante o 4º Seminário Integrado do Rio Doce

De acordo com o professor Dr. Haruf, que além de integrante do painel é organizador do SIRD, existem várias questões que estão implicadas nos desastres minerários, que não são fatos isolados. “Eles têm relações entre si e tem a ver como a mineração é prejudicada e os impactos que esse tipo de atividade, praticada da forma que tem sido, sobre determinada lógica econômica, de mercado, muitas vezes leva a consequências desastrosas para as regiões e territórios onde se localizam. Queremos discutir todas essas implicações dessa natureza”, comentou.

Veja fotos do debate sobre rompimento de barragens: