outubro rosa cursos da univale realizam ação na ascanavi

Enfermagem e Fisioterapia da UNIVALE realizam ação do Outubro Rosa na Ascanavi

20 outubro, 2022

Focada no Outubro Rosa, a atividade proposta faz parte do projeto de extensão Rede Solidária Natureza Viva e conta com a participação de alunos e professores

Por: Natalia Lima Amaral

Na última quinta-feira (20/10) o projeto de extensão Rede Solidária Natureza Viva da UNIVALE promoveu uma ação em prol do Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), localizada no bairro Turmalina. Estiveram presentes os alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, com o objetivo de promover saúde aos associados por meio de uma roda de conversa.

Matheus Almeida, professor do curso de Fisioterapia, conta que foram abordados temas além do outubro rosa e do câncer de mama, como doenças crônicas e hipertensão arterial. Ele conta que a ação surgiu a partir da observação da necessidade em promover a saúde dos catadores e, contato com o coordenador do projeto, professor Thiago Martins Santos, também foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, momento de relaxamento com massoterapia e um café da manhã coletivo.

Essas ações são de extrema importância para uma relação mais próxima da Universidade e a comunidade, promovendo um maior contato entre os alunos, os professores e, neste caso, os catadores associados à Ascanavi. Essa é uma oportunidade de interagirmos socialmente e, ao mesmo tempo, realizarmos a promoção da saúde de todos os envolvidos”, reforça Matheus.

outubro rosa cursos da univale realizam ação na ascanavi
Professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia em ação do Outubro Rosa na Ascanavi — Imagem: cedida por Matheus Almeida

Karolayne da Silva Belizário, aluna do 8º período de Fisioterapia, conta que por conta do projeto seu olhar profissional mudou e cresceu muito. Ela e seus colegas participaram de atividades de ginástica laboral e liberação miofascial, com instrumentos como bola cravo, massageador e ventosa.

Participar deste projeto tem sido de grande importância na minha vida não só acadêmica, mas pessoal. Todos os dias venho aprendendo com eles, principalmente que devemos olhar para as pessoas com um olhar mais amoroso e humano. Ouvindo o relato de cada um deles percebemos que ainda existe muita discriminação com os catadores e sinto que é de uma responsabilidade nossa, que estamos tendo esse contato direto com eles, fazer que eles se sintam importantes e felizes. E ver o relato deles de melhora e de alegria com esses momentos é extremamente gratificante”, relata.

Mônica Valadares Martins, professora do curso de Enfermagem, conta com muito louvor sobre o projeto de extensão Rede Solidária Natureza Viva e da ação realizada em prol do outubro rosa.

O projeto é muito bacana pois conseguimos articular entre nós o que os nossos alunos aprendem na Universidade e quais atividades podem ser pensadas para serem realizadas. Consequentemente, eles conseguem fazer a educação em saúde com os catadores associados de acordo com o desejo e a necessidade deles. E o melhor de tudo é que podemos levar os estudantes até a sede da Ascanavi, para vivenciarem uma realidade diferente da deles, tomando consciência ambiental e a importância do trabalho dos catadores”, conta.

A importância da ação do outubro rosa e do projeto de extensão está no fato deles serem capazes de integrar o ensino, a extensão e a pesquisa para os alunos extensionistas. Sob a orientação dos professores, muitos garantem a oportunidade de escreverem e submeterem trabalhos acadêmicos, com bases científicas, sobre suas vivências. “É uma forma de contribuírem com a saúde e o bem-estar dessas pessoas, que requerem uma atenção especial. Esse momento de confraternização que fazemos é bom para eles e para nós, que rimos um pouco e promovemos o bem”, reforça Mônica.