Oficinas temáticas marcam o encerramento do Seminário Integrador do curso de Pedagogia

24 junho, 2022

Escrito por: professora Elizabete Aparecida de Carvalho

O Seminário Integrador de Pedagogia é um evento que ocorre semestralmente, com o objetivo de promover um diálogo entre as disciplinas do curso e diversas temáticas transversais. Com a perspectiva interdisciplinar, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão, o tema deste semestre foi “Meio Ambiente: Conversas com o Rio Doce”. As oficinas pedagógicas, que marcaram o encerramento, foram organizadas pelos estudantes do curso de Pedagogia do 1º e 7º período, orientados pelos docentes do curso.

Seminário Integrador tem sessões temáticas sobre o rio doce
Imagem: cedida por Elizabeth Carvalho

As atividades produzidas no seminário integrador também promoveram ativamente a interação entre a Universidade e a rede pública de ensino, por meio de profissionais em exercício e egressos(as) do curso, colocando em prática a extensão curricular em diálogo com a comunidade externa.

A abertura do Seminário aconteceu dia 16 de março, apresentando aos discentes 4 cadernos temáticos, que integram a coletânea “Conversas com o Rio Doce”, produzidas em parceria com docentes do curso, pesquisadores do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) e egressos. Em sequência, as turmas que estavam em desenvolvimento do seminário foram divididas em grupos e, orientadas por um professor, realizaram a leitura de um caderno temático com o objetivo de organizar uma oficina pedagógica inspirada no caderno.

As 7 oficinas desenvolvidas foram:

1) O Rio Doce e seu entorno - Virtual Mode;
2) Conhecendo os povos tradicionais;
3) Explorando territórios: uma representação participativa do espaço;
4) Conectando as raízes;
5) Qualidade da água do Rio Doce;
6) Comunidades tradicionais no médio do Rio Doce;
7) Qualidade da água do rio Doce.

Seminário Integrador tem sessões temáticas sobre o rio doce
Imagem: cedida por Elizabeth Carvalho

O propósito de cada oficina foi “conversar com o rio Doce”, compartilhando saberes com e sobre o rio. Desde o rompimento da barragem de Mariana muitas pessoas que necessitam de suas águas para sobreviver - seja para fazer comida, limpar casa ou como fonte de renda - sofrem até hoje com a situação. Além de poluir, a lama também provocou o assoreamento, causando a morte de muitos peixes e deixando um rastro de destruição em muitas localidades que são banhadas pela bacia hidrográfica.

Foi um momento de trocas, de experiências e de reflexão sobre o meio ambiente e o rio Doce. As oficinas também nos proporcionaram momentos de fala, de escuta e de diálogo, rememorando os ensinamentos de Paulo Freire sobre a importância dessa interação na educação, que se faz por meio do reconhecimento dos saberes do outro e da leitura de seus próprios saberes.