NAF DA UNIVALE

NAF UNIVALE: Crescimento Exponencial e Reconhecimento Nacional

02 janeiro, 2024

Receita Federal contabiliza serviços prestados e coloca o NAF UNIVALE em 4º lugar no ranking nacional de atendimento a comunidade

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIVALE tem se firmado como referência nacional. Seu crescimento tem sido notável, com um aumento constante no número de atendimentos prestados à comunidade — o que fez subir a classificação no ranking nacional registrado e contabilizado pela Receita Federal.

Em 2022, o NAF UNIVALE conquistou o 5º lugar no Brasil, com um impressionante total de 10.999 atendimentos voltados para a comunidade hipossuficiente. "Estamos orgulhosos do nosso progresso", destaca a coordenadora do NAF, Katarina Flávia Ferreira Pimenta. “No último ano, alcançamos um número significativo de atendimentos focados na comunidade que não possui recursos para arcar com as despesas contábeis”.

NAF UNIVALE
Os professores Mauro e Karina com o prêmio Sebrae recebido em 2023

Já em 2023, o NAF subiu uma posição no ranking. “O último ano foi bem marcante”, complementa o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Mauro Guariente. "Saltamos para o 4º lugar no ranking nacional, atingindo a impressionante marca de 14.435 serviços prestados. Esse crescimento excepcional nos trouxe um novo nível de reconhecimento e prestígio".

Além desses feitos extraordinários em relação ao número de atendimentos à comunidade, o NAF UNIVALE recebeu dois prêmios distintos em 2023. Um reconhecimento da Receita Federal pela qualidade do atendimento oferecido e um selo de referência em atendimento, concedido pelo Sebrae, em reconhecimento à parceria estreita entre as instituições.

"Esses prêmios refletem nosso compromisso e dedicação em oferecer serviços contábeis e fiscais de alta qualidade à comunidade", enfatiza Katarina. "Com um crescimento constante e um foco inabalável na excelência, o NAF permanece como um dos melhores do país, desempenhando um papel significativo na sociedade.

A Jornada do NAF UNIVALE na Formação Contábil e Comunitária

A trajetória do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) na UNIVALE teve seu marco inicial em 2014, com a formalização do projeto em 2015. “A ideia inicial foi tão marcante que a Receita Federal adotou essa proposta, dando origem ao NAF, cujo propósito era ampliar o alcance dos serviços fiscais para instituições de ensino que oferecem cursos de Ciências Contábeis. Essa iniciativa se alinha à formação contábil, oferecendo aos alunos a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor Mauro Guariente.

NAF UNIVALE
Atendimento da equipe do NAF durante o balcão da cidadania

Por meio de um convênio com a Receita Federal, o NAF UNIVALE foi estabelecido como um órgão integrado ao curso de Ciências Contábeis da instituição. Além de ser um ponto de atendimento à comunidade, oferecendo serviços nas esferas fiscal, tributária e previdenciária, o NAF desempenha um papel acadêmico crucial.

O Núcleo não só atende à comunidade, mas também se torna um ambiente de extensão, onde alunos e professores têm a oportunidade de aplicar e aprimorar seus conhecimentos práticos. Isso se dá por meio do atendimento aos microempreendedores individuais, que buscam suporte contábil para suas operações, especialmente em questões fiscais, tributárias e previdenciárias.

“O NAF também busca atender aqueles considerados hipossuficientes, que não têm recursos para serviços contábeis, tributários ou previdenciários. Na medida do possível, o NAF se esforça para resolver tais demandas”, afirma Mauro. “É fundamental ressaltar que, além de ser um ponto de atendimento à comunidade, o NAF UNIVALE desempenha um papel significativo como espaço acadêmico, fomentando pesquisas e contribuindo para a formação prática e teórica dos futuros profissionais da área contábil”, conclui.