Alunos presentes à palestra na Mostra de Profissões da Univale 2022

Mostra de Profissões reúne 1.700 estudantes na Univale

05 novembro, 2022

Mais de 1.700 estudantes, representando cerca de 160 escolas de aproximadamente 40 municípios da região, vieram ao campus II da Univale neste sábado (5) para mais uma edição da Mostra de Profissões – Pensando no Futuro, que voltou a ser realizada presencialmente, após a pandemia. Muitos dos jovens que visitaram o campus já estão próximos de escolher o que estudar após o ensino médio, e para eles foi muito importante conhecer as possibilidades de carreira que os cursos da Univale oferecem - mais de 20, além do curso Técnico em Enfermagem, da Eteit.

Nayara da Silva Duarte tem 17 anos e está no 3º ano, na Escola Estadual Governador Lacerda de Aguiar, em Itabirinha. Ela já se decidiu a cursar Psicologia, e espera que a oportunidade de fazer um teste vocacional contribua para confirmar a escolha, mas admite a possibilidade de estudar outra área. “A Mostra está sendo bem diferente, uma experiência nova, conhecendo novas profissões”, afirmou Nayara.

Professora do curso de Jornalismo, Zana Ferreira esteve nos estúdios de rádio e de tv da Univale, tirando dúvidas dos alunos do ensino médio. Ela espera que a Mostra de Profissões os ajude a escolher uma carreira. “A área da Comunicação é uma área que desperta muita curiosidade nos alunos, e tem um campo de trabalho muito amplo, com muitas possibilidades. A gente está podendo conversar de perto, falar da experiência no mercado de trabalho, das possibilidades e do aprendizado do curso. É muito bacana ver esses meninos chegando com muita vontade e muito brilho no olho”, afirmou a professora.

Programação da Mostra de Profissões

A Mostra de Profissões é realizada em parceria com a Assoleste, e com apoio da Ardoce – as associações regionais de municípios ajudaram a viabilizar a participação de alunos das escolas de fora de Governador Valadares.

Na abertura, a reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, disse que a universidade se preparou durante todo o ano para ajudar os jovens. “Essa é uma etapa tão importante, e a gente sabe que é um desafio escolher a profissão que vocês vão vivenciar ao longo da vida. A gente sabe que não é fácil, é um momento de muitas dúvidas. Nosso desejo é oferecer para vocês o máximo de oportunidades, que vocês vivenciem essas experiências das profissões e dos nossos cursos de graduação”, disse Lissandra, falando aos visitantes do campus.

O presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF, a mantenedora da Univale), Rômulo César Leite Coelho recomendou aos estudantes que eles façam escolhas que os deixem felizes, e destacou que a felicidade é uma medida maior de sucesso que a quantidade de ganhos financeiros. “Você vai para o mercado de trabalho e vai colocar o seu trabalho. Esse é o momento de decidir o que vocês vão fazer e, quando se formarem, qual o produto vão colocar no mercado de trabalho. Isso que vai dizer se vocês serão bem-sucedidos profissionalmente. E não estou falando de dinheiro, estou falando de ser feliz com o que faz, de fazer bem o que faz”, salientou Rômulo.

Antes do teste vocacional e de conhecer os estandes e laboratórios dos cursos da Univale, os jovens participaram da palestra “O desafio das escolhas”, ministrada por Rodrigo Morart. Ao final, houve o sorteio de bolsas de 50% e de uma bolsa integral para estudar na Univale.

Galeria de fotos da Mostra de Profissões 2022