I Dia de Campo da Fazenda Experimental da Univale acontecerá dia 25 de junho

O tema do Dia de Campo será os desafios e tecnologias para a alimentação e a nutrição de rebanhos de corte e leite

Neste mês de junho acontecerá o I Dia de Campo da Fazenda Experimental da Univale, que conta com o tema “Desafios e tecnologias para alimentação e nutrição de rebanho de corte de leite”. O evento faz parte do projeto integrador do curso de Agronomia e tem como objetivo reunir produtores rurais, técnicos e estudantes da região para discutir os desafios e as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento na área.

A programação será realizada a partir das 12h no dia 25 de junho, na Fazenda Experimental Univale, rua Israel Pinheiro, número 2000, bairro Santos Dumont II. Serão apresentadas palestras, divulgação de empresas do ramo agropecuário e bancos de fomento rural, além de linhas de crédito especiais para os produtores. O evento será organizado em 5 estações temáticas relacionadas ao tema principal, sendo elas:

Estação 1: Produção de silagem.
Estação 2: Uso da cana-de-açúcar na alimentação.
Estação 3: Mineralização do rebanho bovino.
Estação 4: Manejo de pastagens com práticas conservacionistas.
Estação 5: Manejo e controle de plantas daninhas em pastagem

Professor Marcos com a turma do 6º período de Agronomia, preparando o milho que será utilizado no I Dia do Campo — Imagem: cedida por Marcos Gleidison

O Dia do Campo foi organizado pelos alunos do 6º período do curso de Agronomia da Univale e conta com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MG, além do patrocínio de empresas que divulgaram os seus produtos e serviços no local. O professor Marcos Gleidison, coordenador do evento e docente do curso de Agronomia, acredita que o evento é de extrema importância no auxílio de uma comunicação entre a comunidade e os estudantes, os produtores rurais, os profissionais e as diversas empresas do ramo agropecuário. Além disso, professores e pesquisadores da Universidade também podem contribuir neste processo, divulgando tecnologias e inovações que geram oportunidades de planejamento e alternativas mais sustentáveis.

O I Dia do Campo da Fazenda Experimental pode ajudar o pequeno produtor e a comunidade como um todo a aumentar a rentabilidade e a produtividade. Dessa forma, contribuímos juntos para o fortalecimento da agropecuária da região do Leste de Minas Gerais”, explica o professor Marcos.