Gestão do Agronegócio: entenda como funciona

01 dezembro, 2020

A comida para chegar na mesa de milhões de brasileiros e brasileiras todos os dias, precisa passar por um longo processo, que vai desde o plantio até a logística de entrega. Neste sentido, a gestão do agronegócio é uma atividade fundamental para o sucesso deste setor, que é responsável por 21% do PIB (Produto Interno Bruto) Nacional e por quase metade das exportações, segundo o site Defesa do Agro.

Por ser um setor tão importante para a economia do país, o agronegócio demanda, cada vez mais, profissionais qualificados. Além disso, o mercado agropecuário abre todos os anos milhares de novos postos de trabalho com salários atrativos.

Se você tem interesse pela área e pensa em fazer uma graduação para aproveitar as oportunidades, confira todas as informações que selecionamos para lhe ajudar em sua escolha.

O que estuda gestão do agronegócio.

O que é a Gestão do Agronegócio?

A gestão do agronegócio é uma disciplina que estuda a alocação inteligente dos recursos materiais, financeiros e humanos da produção rural. Em outras palavras, o gestor é responsável por planejar, controlar e implementar processos de atividades do campo.

Por se tratar de uma administração, o profissional deve pensar de forma estratégica todas as atividades que envolvem a produção agropecuária. Sua função é otimizar a produtividade, reduzir os custos e manter a qualidade do produto final.

O que estuda?

O curso de Gestão do Agronegócio é uma graduação superior de tecnologia e possui uma duração média de três anos. Por isso, essa é uma formação muito interessante para quem tem pressa de ingressar no mercado de trabalho.

Assim como os outros cursos tecnólogos, a Gestão do Agronegócio surgiu para suprir às demandas do mercado de trabalho. Sendo assim, a graduação é focada em atividades prática e técnicas, capacitando o aluno para otimizar a produção da agricultura e pecuária.

Por ser um curso de gestão, o aluno estuda disciplinas bases da administração e disciplinas específicas do agronegócio. Isto é, ele aprende particularidades do segmento, logística, armazenamento, comercialização, cadeia produtiva e tecnologias aplicadas ao setor.

corn 5134432 1920

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho oferece oportunidades atrativas para quem deseja trabalhar na área. Como dissemos no início do texto, o setor representa quase ¼  do PIB Nacional e boa parte das exportações.

Portando, o profissional pode trabalhar em fazendas, rebanhos, safras e plantações, avaliando os gastos e rentabilidade, com o objetivo de otimizar a produção e aumentar os lucros. Além do mais, o gestor de agronegócio também pode trabalhar com consultorias e na elaboração de políticas públicas para o segmento.

O Brasil possui um alto potencial produtivo, tanto na agricultura quanto na agropecuária, por isso, a gestão do agronegócio é uma excelente oportunidade para que profissionais entrem e cresçam na área.

Gestão do Agronegócio: qual é o salário?

De acordo com um estudo feito pelo Trabalha Brasil, o salário para o gestor de agronegócio pode variar entre R$ 1.600,00 a R$ 6.600, 00, dependendo do nível hierárquico e da localização geográfica.

Como é uma área com um vasto campo de atuação, o profissional deve se especializar em uma função para crescer profissionalmente.

Gestão do Agronegócio EAD - Univale

O curso de Gestão de Agronegócio da Univale é oferecido na modalidade à distância, com carga horária de 2.400 horas.  A formação prepara o aluno para atuar no gerenciamento de negócios ligados à agricultura e pecuária, disciplinas formativas distribuídas com projetos integradores e atividades complementares.

Além de tudo, o estudante conta com uma equipe de professores multidisciplinar, que são referências na região e com toda infraestrutura necessária para uma formação de excelência.

E aí, se interessou pelo curso e ainda tem alguma dúvida? Não hesite em nos contatar pelo número (33) 98880-2498.

landtechnik 2654153 1920

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91