PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu

Setor de Gestão Pedagógica

O Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) é pautado em uma atuação ética e democrática na construção de processos de ensino e aprendizagem que considerem as múltiplas relações que se estabelecem na universidade, bem como a pluralidade de atores envolvidos nesse processo de ensinar e aprender. Compreendendo a missão da universidade de construir e compartilhar o conhecimento por meio da formação de profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento humano e regional. 

Entendido como espaço articulador, o Gepe propõe o assessoramento pedagógico aos cursos e aos setores administrativos. Conduz à ressignificação das práticas dos sujeitos envolvidos na dimensão pedagógica, recriando e transformando a realidade, por meio de oficinas, fórum de discussão, minicursos, reuniões, atendimentos individuais e coletivos, entre outros.

Essa é uma dinâmica de constante tomada de consciência e de possibilidades de superação dos desafios com ações concretas de apoio junto aos coordenadores de cursos, NDEs e colegiados. O compromisso é de interpretar a realidade dos cursos, acolher as necessidades prestando a devida assessoria, por meio de ações planejadas, incentivando o trabalho participativo, além de valorizar e estimular experiências exitosas nos cursos.

imagem ilustrativa do setor de gestão pedagógica
Da natureza e composição

Art. 3º O Setor Gestão Pedagógica – Gepe é um setor de estudos, pesquisas e assessoramento, composto por pedagogos que tem função de proporcionar, à comunidade acadêmica, assistência didática e pedagógica, a fim de: 

I – contribuir com o planejamento e implementação de políticas e ações educacionais, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem; 
II – colaborar com a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão; 
III – difundir novos saberes e legislações educacionais e orientar o processo educativo em todos os níveis de ensino ofertados pela instituição.

Art. 4º O(a) pedagogo(a) é o(a) profissional do magistério que atua na organização e gestão do ensino, sendo um dos responsáveis por viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas.

Serviço pedagógico​

São atribuições do Setor de Gestão Pedagógica:

  • colaborar com a elaboração, revisão e/ou reestruturação do PPC – Projeto Pedagógico de Curso, considerando regulamentação de estágios, atividades complementares, trabalhos de conclusão de curso, matriz curricular, ementas, referências bibliográficas, e demais itens em conformidade com as diretrizes de base do MEC;
  • atuar na inovação e no aperfeiçoamento do processo educativo e na execução da política educacional;
  • orientar os professores na elaboração dos planos de ensino;
  • participar do processo seletivo de professores e emitir parecer; 
  • elaborar e executar projeto de formação continuada de professores;
  • assessorar os professores na implantação de novas metodologias, recursos didáticos pedagógicos propiciando o aprimoramento acadêmico no processo de ensino aprendizagem;
  • promover a capacitação pedagógica, bem como treinamento quanto às ferramentas institucionais para novos professores contratados;
  • promover encontros pedagógicos com NDE Núcleo Docente Estruturante/ colegiado para atendimento de demandas;
  • auxiliar o coordenador de curso nos processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento dos cursos;
  • atender as demandas quanto às visitas do MEC; 
  • atuar no acompanhamento pedagógico;
  • promover e monitorar as ações quanto ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes): elaborar oficinas preparatórias, efetuar reserva de ambientes, organizar a logística necessária para a aplicação das provas.
Coordenação

São atribuições da coordenação do Setor de Gestão Pedagógica:

  • proceder a análise técnica, pedagógica e expedição de pareceres para dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação: Bacharelado, Licenciatura, Tecnológicos, EaD e Pós-graduação Lato Sensu;
  • acompanhar a execução dos Projetos Pedagógicos, cuidando de prevenir problemas e fomentando o desenvolvimento de projetos, buscando junto às Coordenações de Curso sua atualização e avaliação periódica;
  • elaborar textos institucionais para compor os Projetos Pedagógicos de Curso;
  • orientar os coordenadores de curso quanto à elaboração e/ou alterações no Projeto Pedagógico de Curso, no que se refere às Matrizes Curriculares e ementários;
  • conferir e inserir no sistema RM TOTVS Educacional as Matrizes Curriculares e ementários dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão, atualização e outros a serem ofertados pela Univale, encaminhados pelos coordenadores ou assessorias;
  • subsidiar os Núcleos Docentes Estruturantes – NDEs e os coordenadores de cursos de graduação na elaboração dos Projetos Pedagógicos;
  • Assessorar os cursos de graduação nas questões ou dificuldades dos problemas didático-pedagógicos relacionados à atuação docente e discente.
Acompanhamento pedagógico​

O acompanhamento pedagógico compreende em:

a) orientar os professores na elaboração dos Planos de Ensino;
b) atender individualmente aos docentes em suas necessidades quanto ao desenvolvimento do fazer pedagógico;
c) acompanhar os processos de mudanças exigidas pelas legislações em vigor;
d) realizar programas de Capacitação Docente por meio de Oficinas Pedagógicas;
e) dar suporte pedagógico aos cursos ofertados pela Univale;
f) acompanhar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Univale;
g) elaborar planilhas, minutas, relatórios e pareceres sobre as atividades pedagógicas do Setor Gestão Pedagógica- GEPE;
h) apoiar e subsidiar os coordenadores de curso e colegiados nos processos de avaliação das condições de ensino para os fins de: Reconhecimento de curso, Renovação de Reconhecimento, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Curso, Credenciamento/Autorização entre outros componentes do Sistema Nacional de Avaliação;
i) subsidiar os coordenadores de curso na construção de textos a serem inseridos no e-MEC em processos de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento de curso tendo como fonte de pesquisa os Projetos Pedagógicos;
j) elaborar instrumentos e fomentar processos para acompanhamento e avaliação periódica de cursos de graduação, projetos e demais atividades didático-pedagógicas;
k) monitorar e avaliar a implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos;
l) participar do planejamento e da organização dos encontros e jornadas pedagógicas;
m) receber, analisar e acompanhar os planos de ensino dos cursos, em conjunto com os coordenadores de cursos;
n) contribuir com a realização de eventos acadêmicos;
o) contribuir com os Conselhos Acadêmicos, conforme regulamento próprio de cada curso;
p) acompanhar e desenvolver reuniões com os representantes de turma para monitoramento e avaliação contínua dos processos educativos.

Estrutura organizacional​
a) Coordenação Geral.
b) Acompanhamento Pedagógico.
c) Suporte administrativo.
Programa graduação assistida​
Regulamento do Gepe

Equipe do Setor de Gestão Pedagógica

Viviane Fernandes
Viviane Carvalho Fernandes

Coordenação

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior: novas linguagens, novas abordagens pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE.

Possui experiência profissional na Educação Básica como coordenadora pedagógica escolar e pedagoga analista da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – SMED/GV, na qual pertenceu a equipe do ensino fundamental I e à Educação do Campo, ainda participou do processo de construção da Política Municipal de Educação do Campo em Tempo Integral.

Atualmente é Coordenadora do setor Gestão Pedagógica (GEPE) da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Também atuou como docente no Ensino Superior, como professora convidada. Os estudos concentram-se na área da Educação a Distância, Alfabetização e Letramento, Ensino Superior, Relações de Gênero e currículo, Aprendizagem significativa. Como Mestranda em Educação (UFVJM) desenvolveu a pesquisa sobre a constituição das feminilidades e masculinidades no currículo da escola em tempo integral.

https://lattes.cnpq.br/8076439726082455
asgrad@univale.br

Fabricia Setor de Gestão Pedagógica
Fabrícia Alexsandra Abelha

Serviço de apoio pedagógico – Núcleo da saúde

Mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE), especialista em Coordenação Pedagógica (UFOP) e Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (2012). Experiência em Coordenação Pedagógica em instituições de ensino público e privado. Experiência na docência no curso Normal nível médio (Magistério).

Atualmente é pedagoga no setor de Gestão Pedagógica da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Desempenha funções de análise técnica e pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação presencial; desenvolvimento de programas de formação docente por meio de Oficinas Pedagógicas; atendimento e orientação didático-pedagógica a docentes e na elaboração de planejamentos. Elaboração de documentos institucionais, acadêmicos e outros. Professora da disciplina de Metodologia Científica nos cursos do Núcleo da Saúde.

https://lattes.cnpq.br/1068605374795845
fabricia.abelha@univale.br

Luiza Setor de Gestão Pedagógica
Luíza Souza Freitas

Serviço de apoio pedagógico – Núcleo da saúde e licenciatura

Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce, com ênfase em Educação, ensino superior, juventude, juventude do Campo e Migração. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (2013) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Nos últimos anos atuou como Pedagoga Analista na Prefeitura Municipal de Governador Valadares, com o foco em assessorias nas escolas do Campo, bem como na formação de professores e Gestores do Campo. Atuou como professora na rede municipal de ensino do município por três anos como regente de turma na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Atuou como Tutora do curso Educação Integral Integrada ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação como parte do programa de formação de professores de escolas em tempo integral. Atuou como pedagoga escolar, em instituições de Educação Infantil no referido município. Atuou como formadora no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG.

No ano de 2020 passou a integrar o setor de Gestão Pedagógica – GEPE e exercer o cargo de Pedagoga na Universidade Vale do Rio Doce -UNIVALE, em Governador Valadares.

https://lattes.cnpq.br/4091600682739122
luiza.freitas@univale.br

Karine - Setor de Gestão Pedagógica
Karine Keily Rangel Teixeira

Serviço de apoio pedagógico - Núcleo da comunicação e humanidades

Mestre em Gestão Integrada do Território, pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIVALE), graduada em Pedagogia. Atualmente é Pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica – GEPE da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e Professora da disciplina de Metodologia Científica no curso de Psicologia.

Desempenha funções de análise técnica e pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação; desenvolvimento de programas de formação docente por meio de Oficinas Pedagógicas; atendimento e orientação didático-pedagógica a docentes e na elaboração de planejamentos. Elaboração de documentos institucionais, acadêmicos e outros. Ingressou no Mestrado com o sonho de provocar transformações por meio da educação, que é o caminho mais eficaz para a evolução.

https://lattes.cnpq.br/1433607032051072
karine.teixeira@univale.br

Karla Setor de Gestão Pedagógica
Karla Nascimento de Almeida

Serviço de apoio pedagógico – Núcleo das ciências e tecnologia

Pedagoga, bacharela em Comunicação Social e mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (2018). Já atuou como professora, diretora escolar e Secretária Municipal de Educação Adjunta na rede municipal de ensino de Governador Valadares.

Atualmente é professora e coordenadora dos cursos de Pedagogia da UNIVALE, presencial e EaD e pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica da UNIVALE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos – UNIVALE.

https://lattes.cnpq.br/5508751851169003
karla.almeida@univale.br

Renata Greco
Renata Greco De Oliveira

Serviço de apoio pedagógico - Núcleo da comunicação e humanidades

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1998), Especialista em Docência do Ensino Superior pela SIMONSEN (RJ) (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e Doutora em Ciências Humanas pelo programa interdisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Atualmente é professora na Universidade Vale do Rio Doce, atuando também como Pedagoga no Setor de Gestão Pedagógica. Atuou como Coordenadora Institucional do PIBID-UNIVALE de 2012 a 2017.

Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce e como representante do Ensino Superior no Conselho Municipal da Educação (CME) de Governador Valadares no mesmo período. Atuou no Núcleo de Educação a Distância e na Assessoria de Extensão da UNIVALE. Tem experiência na área de Educação Superior em gestão e docência em outras instituições e como pesquisadora, com ênfase nos seguintes temas: Formação Política, Identidade, Processos de Ensino e Aprendizagem, Universidade, Educação a Distância e Estudos de Gênero.

http://lattes.cnpq.br/7190262153226466

Jessica Kaufmann
Jessica Kaufmann

Serviço de apoio pedagógico – Cursos na modalidade EaD

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2020), pós-graduanda em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior (FAVENI). Possui experiência em coordenação pedagógica e monitoria, com atuação no ensino profissionalizante e Rede Municipal de Ensino. Atualmente é pedagoga da Diretoria de Educação a Distância e do setor de Gestão Pedagógica  da Universidade Vale do Rio Doce.

https://lattes.cnpq.br/2174866214304703

Guilherme Santos
Guilherme Rodrigues dos Santos

Serviço de apoio pedagógico – Cursos dos Núcleo das Ciências e Tecnologia e Licenciaturas

Mestrando em Gestão Integrado do Território - GIT/UNIVALE. Pesquisa: Corpos-Territórios de crianças, em situação de trabalho infantil, no lixão do bairro Turmalina em Governador Valadares. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (2014). Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce. Especialista em Gênero e Diversidade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela FAVENI. Pós-graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico. Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pelo Instituto Mineiro de Educação.

Especialista em Ensino Religioso. Possui segunda em Licenciatura em Educação Especial. Atualmente é pedagogo no setor de Gestão Pedagógica da UNIVALE, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação Especial e inclusiva - UNIVALE e professor nos cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de Educação de crianças e adolescentes e Gestão pedagógica. Atuou como professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua com formação continuada de professores.

https://lattes.cnpq.br/0374855681794821

Portfólio do Setor de Gestão Pedagógica
Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down