Setor de Gestão Pedagógica

O Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) é pautado em uma atuação ética e democrática na construção de processos de ensino e aprendizagem que considerem as múltiplas relações que se estabelecem na universidade, bem como a pluralidade de atores envolvidos nesse processo de ensinar e aprender. Compreendendo a missão da universidade de construir e compartilhar o conhecimento por meio da formação de profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento humano e regional. 


Entendido como espaço articulador, o Gepe propõe o assessoramento pedagógico aos cursos e aos setores administrativos. Conduz à ressignificação das práticas dos sujeitos envolvidos na dimensão pedagógica, recriando e transformando a realidade, por meio de oficinas, fórum de discussão, minicursos, reuniões, atendimentos individuais e coletivos, entre outros.


Essa é uma dinâmica de constante tomada de consciência e de possibilidades de superação dos desafios com ações concretas de apoio junto aos coordenadores de cursos, NDEs e colegiados. O compromisso é de interpretar a realidade dos cursos, acolher as necessidades prestando a devida assessoria, por meio de ações planejadas, incentivando o trabalho participativo, além de valorizar e estimular experiências exitosas nos cursos.

 

Art. 3º O Setor Gestão Pedagógica – Gepe é um setor de estudos, pesquisas e assessoramento, composto por pedagogos que tem função de proporcionar, à comunidade acadêmica, assistência didática e pedagógica, a fim de: 

 

I – contribuir com o planejamento e implementação de políticas e ações educacionais, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem; 

II – colaborar com a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão; 

III – difundir novos saberes e legislações educacionais e orientar o processo educativo em todos os níveis de ensino ofertados pela instituição.

 

Art. 4º O(a) pedagogo(a) é o(a) profissional do magistério que atua na organização e gestão do ensino, sendo um dos responsáveis por viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas.

São atribuições do Setor de Gestão Pedagógica:

  • colaborar com a elaboração, revisão e/ou reestruturação do PPC – Projeto Pedagógico de Curso, considerando regulamentação de estágios, atividades complementares, trabalhos de conclusão de curso, matriz curricular, ementas, referências bibliográficas, e demais itens em conformidade com as diretrizes de base do MEC;
  • atuar na inovação e no aperfeiçoamento do processo educativo e na execução da política educacional;
  • orientar os professores na elaboração dos planos de ensino;
  • participar do processo seletivo de professores e emitir parecer; 
  • elaborar e executar projeto de formação continuada de professores;
  • assessorar os professores na implantação de novas metodologias, recursos didáticos pedagógicos propiciando o aprimoramento acadêmico no processo de ensino aprendizagem;
  • promover a capacitação pedagógica, bem como treinamento quanto às ferramentas institucionais para novos professores contratados;
  • promover encontros pedagógicos com NDE Núcleo Docente Estruturante/ colegiado para atendimento de demandas;
  • auxiliar o coordenador de curso nos processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento dos cursos;
  • atender as demandas quanto às visitas do MEC; 
  • atuar no acompanhamento pedagógico;
  • promover e monitorar as ações quanto ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes): elaborar oficinas preparatórias, efetuar reserva de ambientes, organizar a logística necessária para a aplicação das provas.

São atribuições da coordenação do Setor de Gestão Pedagógica:

 

  • proceder a análise técnica, pedagógica e expedição de pareceres para dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação: Bacharelado, Licenciatura, Tecnológicos, EaD e Pós-graduação Lato Sensu;
  • acompanhar a execução dos Projetos Pedagógicos, cuidando de prevenir problemas e fomentando o desenvolvimento de projetos, buscando junto às Coordenações de Curso sua atualização e avaliação periódica;
  • elaborar textos institucionais para compor os Projetos Pedagógicos de Curso;
  • orientar os coordenadores de curso quanto à elaboração e/ou alterações no Projeto Pedagógico de Curso, no que se refere às Matrizes Curriculares e ementários;
  • conferir e inserir no sistema RM TOTVS Educacional as Matrizes Curriculares e ementários dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão, atualização e outros a serem ofertados pela Univale, encaminhados pelos coordenadores ou assessorias;
  • subsidiar os Núcleos Docentes Estruturantes – NDEs e os coordenadores de cursos de graduação na elaboração dos Projetos Pedagógicos;
  • Assessorar os cursos de graduação nas questões ou dificuldades dos problemas didático-pedagógicos relacionados à atuação docente e discente.

O acompanhamento pedagógico compreende em:

 

a) orientar os professores na elaboração dos Planos de Ensino;

b) atender individualmente aos docentes em suas necessidades quanto ao desenvolvimento do fazer pedagógico;

c) acompanhar os processos de mudanças exigidas pelas legislações em vigor;

d) realizar programas de Capacitação Docente por meio de Oficinas Pedagógicas;

e) dar suporte pedagógico aos cursos ofertados pela Univale;

f) acompanhar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Univale;

g) elaborar planilhas, minutas, relatórios e pareceres sobre as atividades pedagógicas do Setor Gestão Pedagógica- GEPE;

h) apoiar e subsidiar os coordenadores de curso e colegiados nos processos de avaliação das condições de ensino para os fins de: Reconhecimento de curso, Renovação de Reconhecimento, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Curso, Credenciamento/Autorização entre outros componentes do Sistema Nacional de Avaliação;

i) subsidiar os coordenadores de curso na construção de textos a serem inseridos no e-MEC em processos de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento de curso tendo como fonte de pesquisa os Projetos Pedagógicos;

j) elaborar instrumentos e fomentar processos para acompanhamento e avaliação periódica de cursos de graduação, projetos e demais atividades didático-pedagógicas;

k) monitorar e avaliar a implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos;

l) participar do planejamento e da organização dos encontros e jornadas pedagógicas;

m) receber, analisar e acompanhar os planos de ensino dos cursos, em conjunto com os coordenadores de cursos;

n) contribuir com a realização de eventos acadêmicos;

o) contribuir com os Conselhos Acadêmicos, conforme regulamento próprio de cada curso;

p) acompanhar e desenvolver reuniões com os representantes de turma para monitoramento e avaliação contínua dos processos educativos.

a) Coordenação Geral.

b) Acompanhamento Pedagógico.

c) Suporte administrativo.

Equipe do Setor de Gestão Pedagógica

Viviane
  • COORDENAÇÃO

    Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior: novas linguagens, novas abordagens pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Possui experiência profissional na Educação Básica como coordenadora pedagógica escolar e pedagoga analista da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – SMED/GV, na qual pertenceu a equipe do ensino fundamental I e à Educação do Campo, ainda participou do processo de construção da Política Municipal de Educação do Campo em Tempo Integral. Atualmente é Assessora de Graduação e Coordenadora do setor Gestão Pedagógica (GEPE) da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Também atuou como docente no Ensino Superior, como professora convidada. Os estudos concentram-se na área da Educação a Distância, Alfabetização e Letramento, Ensino Superior, Relações de Gênero e currículo, Aprendizagem significativa. Como Mestranda em Educação (UFVJM) desenvolveu a pesquisa sobre a constituição das feminilidades e masculinidades no currículo da escola em tempo integral.
    http://lattes.cnpq.br/8076439726082455
    asgrad@univale.br
Fabricia
  • SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO – NÚCLEO DA SAÚDE

    Mestranda em Gestão Integrada do Território (Univale), especialista em Coordenação Pedagógica (UFOP) e Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (2012). Experiência em Coordenação Pedagógica em instituições de ensino público e privada. Experiência na docência no curso Normal nível médio (Magistério). Atualmente é pedagoga no setor de Gestão Pedagógica da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Desempenha funções de análise técnica e pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação presencial; desenvolvimento de programas de formação docente por meio de Oficinas Pedagógicas; atendimento e orientação didático-pedagógica a docentes e na elaboração de planejamentos. Elaboração de documentos institucionais, acadêmicos e outros.
    http://lattes.cnpq.br/1068605374795845
    fabricia.abelha@univale.br

Luiza
  • SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO – NÚCLEO DA SAÚDE E LICENCIATURA

    Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce, com ênfase em Educação, ensino superior, juventude, juventude do Campo e Migração. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (2013) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Nos últimos anos atuou como Pedagoga Analista na Prefeitura Municipal de Governador Valadares, com o foco em assessorias nas escolas do Campo, bem como na formação de professores e Gestores do Campo. Atuou como professora na rede municipal de ensino do município por três anos como regente de turma na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou como Tutora do curso Educação Integral Integrada ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação como parte do programa de formação de professores de escolas em tempo integral. Atuou como pedagoga escolar, em instituições de Educação Infantil no referido município. Atuou como formadora no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG. No ano de 2020 passou a integrar o setor de Gestão Pedagógica – GEPE e exercer o cargo de Pedagoga na Universidade Vale do Rio Doce -UNIVALE, em Governador Valadares.

    http://lattes.cnpq.br/4091600682739122
    luiza.freitas@univale.br

Karine
  • SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO – NÚCLEO DA COMUNICAÇÃO E HUMANIDADES

    Mestranda em Gestão Integrada do Território, pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIVALE), graduada em Pedagogia. Atualmente é Pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica – GEPE da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Desempenha funções de análise técnica e pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação; desenvolvimento de programas de formação docente por meio de Oficinas Pedagógicas; atendimento e orientação didático-pedagógica a docentes e na elaboração de planejamentos. Elaboração de documentos institucionais, acadêmicos e outros. Ingressou no Mestrado com o sonho de provocar transformações por meio da educação, que é o caminho mais eficaz para a evolução.
    http://lattes.cnpq.br/1433607032051072
    karine.teixeira@univale.br
Karla
  • SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO – NÚCLEO DAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

    Pedagoga, bacharela em Comunicação Social e mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (2018). Já atuou como professora, diretora escolar e Secretária Municipal de Educação Adjunta na rede municipal de ensino de Governador Valadares. Atualmente é professora e coordenadora dos cursos de Pedagogia da UNIVALE, presencial e EaD e pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica da UNIVALE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos – UNIVALE.

     

    http://lattes.cnpq.br/5508751851169003

    karla.almeida@univale.br

  • SERVIÇO DE APOIO ADMINISTRATIVO

    Graduada em Administração de Empresas, pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV), Graduanda em Ciências Contábeis, pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela UNIBF (em andamento). Atualmente é Auxiliar Técnico Administrativo do Setor de Gestão Pedagógica – GEPE e da Assessoria de Graduação – ASGRAD da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Desempenha as seguintes funções: Confere e Insere no Sistema TOTVS as Matrizes Curriculares e ementários dos cursos de graduação (presencial e EaD) a serem ofertados pela Univale, encaminhados pelos coordenadores ou assessorias; acompanha os processos de mudanças exigidas pelas legislações em vigor; atende a Secretaria Acadêmica quanto às solicitações de Planos de Ensino pendentes; analisa dos Planos Especiais de Ensino – PEE´s solicitados e emissão de parecer; acompanha e propor o aprimoramento do Sistema e do programa TOTV´s; acompanha e auxilia as assessorias e coordenações no lançamento do planejamento acadêmico; Receber e despachar documentos, devidamente protocolizados; Acompanhar a agenda do planejamento acadêmico; Acompanhar a carga horária dos professores, Solicitar e fazer alterações quando necessário; Encaminhar ao departamento pessoal os formulários para contratação e/ou alterações contratuais;

    gepe@univale.br
    planejamento@univale.br


Portfólio do Setor de Gestão Pedagógica

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