estética indígena é tema de semana acadêmica

Estética Indígena é tema de trabalhos e debates no curso de Estética e Cosmética

27 maio, 2022

Tema "Estética Indígena" foi escolhido para guiar a programação da Semana Acadêmica do curso e foi trabalhado pelos alunos nos seminários integradores

Por: Natalia Lima Amaral

Na última quarta-feira (25/05) findou-se a programação especial da Semana Acadêmica de Estética e Cosmética da UNIVALE, que teve como objetivo abordar o tema da Estética Indígena. A abertura do evento (23/05) aconteceu no campus II da Universidade e contou uma palestra sobre estética íntima, com os ginecologistas Natália Machado e Fredson Gomes. Além disso, foi possível realizar um encontro entre as alunas presentes e algumas egressas do curso.

estética indígena é tema da semana acadêmica de estética
Palestra de abertura da Semana Acadêmica de Estética e Cosmética, sobre Estética Indígena — Imagem: cedida por Daniele Altera

As egressas compartilharam experiências sobre a sua trajetória no curso com as estudantes ainda em formação. Foi um momento de grande troca, abordando também as expectativas sobre o mercado de trabalho e as áreas nas quais decidiram se especializar. Amanda Coelho Ferreira de Sousa está no 4º período. Ela conta que a Semana Acadêmica é a mais esperada pelos alunos e a apresentação do seu seminário, que aborda “A influência Indígena no Uso da Aloe Vera nos Cosméticos do Brasil”, é de extrema importância para o seu aprendizado e formação. Afinal, essa é uma forma de se preparar para o tão esperado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A professora e coordenadora do curso, Daniele da Silva Altera, conta que o propósito do tema é mostrar a preocupação estética que a população indígena cultiva, além da incrível gama de produtos naturais de grande importância para os cuidados corporais. Os alunos puderam expor diversos produtos, como aqueles que possuem ação cicatrizante (excelente para os tratamentos de acne), antioxidante (auxilia no retardo do envelhecimento) e tinturas (que podem ser utilizadas no cabelo e na maquiagem).

estética indígena é tema da semana acadêmica de estética egressas
Egressas do curso de Estética e Cosmética que abordaram a temática Estética Indígena — Imagem: cedida por Daniele Altera

Os estudantes também tiveram o contato com algumas plantas utilizadas em chás que auxiliam no processo da eliminação de gordura e de aceleração do metabolismo. O curso também está realizando mini cursos no último dia da Semana, sendo eles:

• Massagens terapêuticas;
  • Dermaplaning;
  • Depilação a LED;
  • Extensão de cílios.

Saúde e Estética Indígena: o tema centras da Semana Acadêmica dos cursos da saúde

Os cursos do núcleo da saúde da UNIVALE definiram a saúde indígena como tema central para a Semana Acadêmica do primeiro semestre de 2022. A temática foi escolhida pelos coordenadores pela relevância das discussões no momento atual, com o objetivo de contribuir com conhecimentos específicos de cada área profissional para promover a saúde das populações indígenas da região.

O principal objetivo das atividades propostas é compreender que a população indígena e sua cultura são territórios que exigem a atenção dos profissionais e acadêmicos, que recolhem suas demandas a fim de contribuírem com o cuidado à saúde de maneira geral. Governador Valadares é sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Minas Gerais e Espírito Santo, uma das 34 unidades do DSEI no Brasil. De acordo com os dados do Distrito, a região abrangida engloba 22 etnias indígenas, com uma população total de mais de 17 mil pessoas.