Escritório de Assistência Judiciária da UNIVALE supera expectativas em 2023

05 janeiro, 2024

Com um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, o Escritório de Assistência Judiciária realizou mais de 45 mil procedimentos, abrangendo consultas jurídicas, audiências, orientações, eventos e processos

Assistência Judiciária à população durante o Balcão da Cidadania

O Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) da UNIVALE encerrou o ano de 2023 com números expressivos, confirmando seu compromisso com a comunidade de Governador Valadares e região. Os números revelam o impacto positivo do trabalho realizado ao longo do ano: foram mais de 45 mil atendimentos, um crescimento de 20% em relação ao ano de 2022.

Entre os destaques estão os atendimentos presenciais, contatos por meio de WhatsApp e outras redes sociais, participação em audiências cíveis e criminais, bem como ações concluídas durante o período. "Estamos muito orgulhosos da nossa equipe e dos alunos do curso de Direito, que dedicaram esforços incansáveis para oferecer a melhor assistência judiciária à população vulnerável da nossa região", destaca a Assistente Administrativo do EAJ, Rosemary Pereira da Silva Aguiar.

Os números do Escritório de Assistência Judiciária em 2023 demonstram um impacto significativo nas atividades realizadas

Consultas em processos judiciais em trâmite: um total de 25.476 consultas foram conduzidas ao longo do ano, refletindo a busca por informações atualizadas sobre processos em andamento. A equipe do EAJ se dedicou semanalmente a acompanhar, através do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE), cerca de 406 processos em trâmite, especialmente na comarca de Governador Valadares.

balcao da cidadania 22102022 celular do thiago 8 1
Atendimento da equipe do EAJ durante o Balcão Cidadania

Diligências processuais diversas: mais de 2.200 diligências foram realizadas, demonstrando o compromisso para garantir o avanço dos processos e o cumprimento das exigências judiciais.

Atendimentos presenciais a clientes antigos: um total de 880 atendimentos presenciais foram conduzidos ao longo do ano, oferecendo suporte direto a clientes antigos do EAJ, abordando questões, entregando documentos e esclarecendo dúvidas sobre o andamento dos processos.

Contato por WhatsApp ou outra rede social: através de plataformas como WhatsApp e outras redes sociais, foram realizados cerca de 17.600 contatos ao longo do ano. Esta comunicação permitiu que orientadores de estágio, estagiários, secretária e coordenadora do EAJ mantivessem contato constante com os clientes, esclarecendo dúvidas, trocando informações e encaminhando documentos, evidenciando a facilidade de acesso ao serviço jurídico oferecido.

balcao da cidadania 22102022 celular do thiago 13
Cerimônia realizada durante Casamento Comunitário em junho de 2023

Participação em audiências cíveis e criminais: a equipe esteve presente em 142 audiências cíveis e criminais, mostrando o comprometimento em representar os interesses dos clientes perante os tribunais, garantindo uma representação eficaz.

Participação em Tribunais do Júri: foram realizadas defesas em 2 Tribunais do Júri, onde a equipe do EAJ demonstrou sua habilidade e competência no ambiente jurídico.

Além desses números expressivos, o EAJ atendeu diretamente um total de 2.800 beneficiários ao longo do ano, fornecendo suporte jurídico em diversos processos, desde consultas até ações concluídas. “O compromisso do EAJ em promover o acesso à justiça e oferecer um serviço jurídico de qualidade é evidente nos números apresentados, ressaltando seu papel fundamental na comunidade”, conclui Rosemary.