Escola de Passarinhos, livro do professor João Marcos Mendonça, será lançado dia 3 de dezembro na Univale

Escola de Passarinhos, livro do professor João Marcos Mendonça, será lançado dia 3 de dezembro na UNIVALE

29 novembro, 2021

O livro Escola de Passarinhos, do professor João Marcos Mendonça, traz histórias sobre o dia a dia dos envolvidos no processo educacional

Por: Natalia Lima Amaral

Nesta sexta-feira (3) acontecerá o lançamento do livro “Escola de Passarinhos: o novo anormal”, do professor João Marcos Parreira Mendonça. A história aborda a pandemia e os reflexos dela naquelas pessoas que estão envolvidas com a educação: professores, alunos, pais, e a comunidade escolar como um todo. Além disso, ela também trata sobre como a escola era antes e como ela se transformou nesse período pandêmico.

O lançamento acontecerá a partir das 18h45, no Auditório A, campus II da UNIVALE. Durante o evento, o professor terá um momento de fala para contar sobre a criação dos personagens e das suas histórias, sobre o seu trabalho e as suas experiências como educador. Logo após, ele ficará disponível para autografar os livros e conversar um pouco mais com as pessoas.

Escola de Passarinhos: onde tudo começou

livro escola de passarinhos
Capa do livro "Escola de Passarinhos: o novo anormal"

A proposta do livro Escola de Passarinhos, segundo o professor João Marcos, partiu de um perfil no Instagram que começou em outubro de 2019, alguns meses antes da pandemia. O intuito era contar sobre o que acontecia na educação, mas as tirinhas acabaram se tornando um registro histórico sobre as mudanças no processo de ensino remoto e sobre como as pessoas tiveram que se adaptar a ele. O livro também aborda a esperança de um sistema educacional melhor, transformado.

“Esse perfil nasceu com a intenção de falar sobre a educação, sobre as dores e as delícias de ser um educador, de estar envolvido ou fazer parte desse processo. Seja como professor ou estudante. Criei para falar das coisas que me angustiam, que me alegram e das coisas que me dão esperança na educação”.

O porquê dos passarinhos

Rubem Alves, uma das inspirações do professor João Marcos, também escreveu muito sobre a educação e seus processos. Ele costumava usar muito a metáfora dos passarinhos, mas esse não foi o único motivo para a escolha deles.

“A escolha dos passarinhos veio de uma situação que meu filho vivenciou na escola e dentro daquela estrutura eu o vi  numa situação tão frágil que a imagem que me veio à mente foi a de um passarinho. Pensei ‘poxa, acho que é essa imagem que eu posso usar nas histórias’.”

O processo de criação

As ideias de criação para as histórias surgem de várias formas. Seja a partir da experiência pessoal do professor João Marcos, como educador, seja das vivências de outras pessoas, como a dos seus filhos.

“Então me inspiro nessas situações do cotidiano, voltadas para a escola, e eu também recebo muitas mensagens dos leitores do Instagram, dos seguidores contando uma experiência, pedindo uma temática. (...) A inspiração vem através disso tudo, mas principalmente por estar atento ao que está acontecendo no momento, ao que estamos vivenciando dentro do contexto da educação”.

Data: 3 de dezembro

Local: Auditório A, prédio ED2