Engenharia Civil EaD da Univale realiza trabalho técnico sobre manifestações patológicas

Engenharia Civil EaD da UNIVALE realiza trabalho técnico sobre manifestações patológicas

18 novembro, 2021

A proposta é que os alunos exercitem a avaliação e desenvolvimento de laudo técnico de manifestações patológicas de maneira prática

Por: Natalia Lima Amaral

Os alunos do curso de Engenharia Civil EaD da UNIVALE estão desenvolvendo um trabalho prático que propõe avaliar as manifestações patológicas de uma estrutura escolhida por eles. O professor Anderson Gusmão, Mestre em Engenharia Civil com ênfase em recuperações estruturais pela UFV, explicou o que caracteriza essas patologias.

“No contexto geral, temos as patologias que são doenças próprias das edificações, ou até mesmo do ser humano. As manifestações patológicas são as formas em que essas doenças se manifestam. As estruturas de concreto, por exemplo, possuem todo um sistema defensivo de proteção e a partir do momento que ele é quebrado, começam essas manifestações. As rachaduras e a expansão do aço e concreto são alguns dos exemplos delas”
manifestações patológicas em obras

Um dos principais objetivos da atividade é experimentar a prática do mercado de trabalho. Para isso, os alunos aprendem a identificar as fissuras e produzem, a partir do conhecimento adquirido, documentos que expõem as informações protocolares sobre elas. O professor Anderson acredita que a importância está em sair um pouco do campo teórico da universidade, explorando os aspectos mais pragmáticos da disciplina.

O aluno do 8º período, Rodrigo da Silva Lima, escolheu uma casa de dois pavimentos no bairro Lagoa Santa de Governador Valadares para fazer o seu trabalho. Ele conta que está sendo uma experiência fantástica, principalmente por estar conseguindo colocar em prática aquilo que está aprendendo em sala de aula.

"O trabalho foi algo dentre as matérias que me chamou muito a atenção. Está me abrindo tanto a mente que penso em me especializar nesta área"