qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Foto ilustrativa de um homem de jaleco, com estetoscópio no pescoço, segurando uma fita azul, símbolo da campanha Novembro Azul

Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre doação de sangue e saúde do homem

28 novembro, 2022

Embora o Novembro Azul tenha foco na prevenção ao câncer de próstata, ação terá conscientização mais ampla sobre saúde do homem

Alunos do 8º período de Enfermagem da Univale realizam nesta quarta-feira (30) uma ação para promover a conscientização sobre dois temas: doação de sangue e saúde do homem. Os temas foram escolhidos em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado na sexta-feira (25), e à campanha do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. A ação acontecerá das 14h às 18h30, no hall do ED2, com aferição de pressão, orientação em saúde, distribuição de material informativo e vacinação de alunos e funcionários da Univale contra meningite C.

Embora o foco do Novembro Azul seja o alerta sobre a importância de um diagnóstico precoce desse tipo de câncer, o professor Micael Alves dos Santos destaca que a ação foi ampliada para discutir outros assuntos relacionados à saúde masculina.

“A campanha do Novembro Azul tem o foco no câncer de próstata, mas nossa abordagem é para o homem pensar a saúde como um todo. Não só do câncer de próstata. A gente tem essa abordagem, porque culturalmente os homens não procuram os serviços para cuidar preventivamente da própria saúde. Então, pensar no câncer de próstata, que é o segundo mais incidente na população masculina, é importante para cuidar de outros aspectos da própria saúde”, destacou o professor de enfermagem.

Micael comentou também a necessidade de repor estoque dos bancos de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido para receber o dia do doador de sangue por preceder um período de estoques baixos nos hemocentros, com a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. 

“A gente tem uma dificuldade de manter todos os tipos sanguíneos no estoque, para que os serviços de saúde consigam atender as pessoas que tenham algum quadro de saúde que precise de doação de sangue. É momento para sensibilizar as pessoas para que doem, para quando elas ou um familiar precisarem, a gente tenha condição de atender”, observou.

enfermagem
A ação realizada pelos alunos de Enfermagem também lembra o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content