Egresso da Univale aprovado como Planejador Educacional de GV

13 abril, 2020

Estamos de volta com a série "por onde andam nossos egressos?", e o depoimento de hoje é do Plínio Viana, egresso do curso de Pedagogia. Ele concluiu a graduação na Univale em 2016, e acaba de ser aprovado em primeiro lugar no concuros da Prefeitura de Governador Valadares para o cargo de Planejador Educacional! Olha só o relato dele:

História do Plínio, egresso de Pedagogia

Meu nome é Plínio Viana de Freitas Júnior e me formei em Pedagogia na Univale em 2016. Na verdade, foi minha segunda graduação (a primeira foi de Bacharel em Teologia em 1996). Por esse motivo, meu período no curso foi menor que o normal, mas não menos importante para minha formação humana e acadêmica.

plínio egresso
Plínio Viana, egresso do curso de Pedagogia

Iniciei o curso em agosto de 2014, e de lá pra cá fui acumulando experiências de trabalho que corroboraram o aprendizado construído no ambiente acadêmico. Tanto na Secretaria Municipal de Educação como planejador, quanto em sala de aula, como docente nas rede municipal e privada, pude verificar diariamente o quanto os conhecimentos pedagógicos construídos no curso me proporcionavam a base para uma atuação profissional sólida e dinâmica.

Com o apoio fundamental de meus mestres e a parceria de vários colegas de turma, posso dizer que cresci e ampliei meus horizontes de forma decisiva para os desafios da Educação. As aulas, as tarefas em EAD, as atividades em grupo, os estágios, seminários, painéis, o trabalho de conclusão do curso; cada uma dessas ações proporcionou experiências profundas e inesquecíveis da vida acadêmica. Além disso, não posso me esquecer de citar as belas amizades construídas com colegas e professores da casa.

Destaco os estágios realizados em uma Creche e num Centro socioeducativo; neste último, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e integrante de um grupo de pesquisa e extensão. Estas vivências me proporcionaram um tempo riquíssimo de pesquisa, discussões, análises e aprofundamentos teóricos e práticos acerca da Educação e seus desafios em diversos cenários socioeconômicos e culturais.

plinio egresso na escola
Plínio já atuou como professor, planejador educacional e como Secretário Municipal de Educação na cidade de Santa Efigênia de Minas

Planos para o futuro

Concluí o curso em 2016 com um forte desejo de ingressar no mestrado, mas devido a desafios familiares e profissionais naquele momento, este tornou-se um sonho ainda a ser alcançado. Continuei atuando como professor na rede municipal até receber o convite para um novo desafio no final de 2017 — exercer o cargo de Secretário Municipal de Educação na cidade de Santa Efigênia de Minas, função que me proporcionou ainda mais conhecimento e experiência como gestor educacional, e que venho desempenhando até aqui graças às portas que foram se abrindo com a graduação.

Também pude iniciar e concluir no ano de 2019 uma pós-graduação lato sensu a distância em Informática na Educação e Docência no Ensino Superior. Além disso, vivo hoje a imensa alegria de mais uma importante conquista profissional, com minha aprovação no concurso da Prefeitura Municipal de Governador Valadares para o cargo de Planejador Educacional. Eu já havia exercido esta função anteriormente no mesmo órgão, entre 2014 e 2016, como relatado acima.

Assim, faço este relato para deixar registrado minha eterna gratidão pela participação da Univale (instituição e pessoas envolvidas no curso de Pedagogia) em minha trajetória de vida, algo que guardo com muito carinho no lado esquerdo do peito!

plínio egresso e filhos

Parabéns, Plínio, e muito sucesso na nova jornada!

Faça  parte da série "por onde andam nossos egressos?"

É egresso de graduação ou pós-graduação da Univale? Conta sua história pra gente, vamos adorar saber como você está! É só mandar um e-mail para ascorg.imprensa@univale.br. Se você conhece algum egresso com uma história legal e acha que ela merece ser contada, pode falar também!