Dia Mundial de Combate ao Câncer: confira as intervenções da Univale em prol do autocuidado

Dia Mundial de Combate ao Câncer: confira as intervenções da UNIVALE em prol do autocuidado

03 fevereiro, 2022

A Universidade realiza diversas atividades e pesquisas sobre o combate ao câncer, além de promover o autocuidado da comunidade

Por: Natalia Lima Amaral

combate ao câncer

Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer, sendo uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer tem como característica o crescimento celular desordenado e que pode invadir tecidos ou órgãos, abrangendo mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas.

Só em 2020 foram registrados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata em homens e 66 mil novos casos de câncer de mama feminino. Esses números podem ser assustadores, mas de acordo com a pesquisa da professora Lourimar Viana, do curso de Biomedicina da UNIVALE, também há uma crescente na identificação da doença em seus estágios iniciais. Isso possibilita que o paciente aumente as suas chances de tratamento e de erradicar o câncer no seu organismo.

"O diagnóstico precoce é importante para definir o prognóstico do paciente. Quanto mais precoce, maiores as chances de sucesso no tratamento, o que leva a cura do paciente. Com esse artigo nós mostramos o número de casos tanto de câncer de mama quanto de próstata atendidos na Neo. Vimos a importância da escolaridade, as pessoas mais acometidas não possuíam ensino fundamental completo. O conhecimento e conscientização sobre o assunto são importantes porque levam as pessoas a buscar o diagnóstico mais rapidamente, e quanto mais rápido o impacto da doença será menor no paciente”.

A UNIVALE é uma instituição que se compromete em apoiar e prestar serviços à comunidade, além de realizarem pesquisas e ações em prol do desenvolvimento da mesma. Em novembro de 2021, por exemplo, aconteceu o evento “Prevenção de A a Z”, uma parceria da universidade com a Oncoleste, onde nove cursos da graduação ofereceram atividades gratuitas para o público a fim de estimular o autocuidado e o combate ao câncer.

Confira outras ações da UNIVALE em prol do combate ao câncer.