dia mundial da arquitetura capa

Dia Mundial da Arquitetura: conheça um pouco mais sobre a profissão

30 junho, 2022

Dia Mundial da Arquitetura busca celebrar essa ciência antiga, responsável pela construção de diversos monumentos que podem unir funcionalidade, estética e sustentabilidade

Por: Natalia Lima Amaral

Dia 1 de julho é comemorado o Dia Mundial da Arquitetura, uma ciência antiga que perpassa desde a pré-história até os tempos atuais. Com o passar dos anos, foi possível acompanhar a evolução da profissão que une funcionalidade, estética e sustentabilidade nos mais variados projetos. De acordo com o II Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, apurado em 2021, o país possui cerca de 212 mil arquitetos e urbanistas e a Univale tem muito orgulho de contribuir com a formação de muitos que já passaram por aqui.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale possui 15 anos de experiência e excelência, além de ser responsável pela formação da maioria dos arquitetos da região de Governador Valadares. Ilara Rebeca Duran de Melo, coordenadora e professora do curso, acredita que o profissional arquiteto possui um grande privilégio nas mãos: de construir um mundo novo, melhor e mais sustentável. E, com isso, ele também carrega consigo uma grande responsabilidade. “Nós construímos cidades para o futuro. Acredito que a importância da profissão é essa”, explica.

A Univale forma a maioria dos arquitetos da região e esta é uma tarefa muito importante, visto que muitos distritos próximos não tinham arquitetos trabalhando ativamente em suas prefeituras, nem atuando nas cidades. Deynne Campos Ferreira é egressa de 2018 da Universidade e é um desses exemplos: ela transformou o coração da cidade de Capitão Andrade, revitalizando a praça João de Laia, localizada no centro da cidade. “Iniciei esse trabalho com a ideia de espaços livres e de fácil circulação, que mostrassem sobre a cidade e refletissem na sua história. Optei por cores que, além de dar vida ao espaço urbano o ano todo, retratam a nossa bandeira e o café, parte importante da nossa história”, explica.

A sua carreira profissional começou com o auxílio do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que chamou a atenção de várias pessoas e lhe trouxe grandes oportunidades. O tema trabalhado por ela foi “Paisagismo, Preservação Ambiental e Apropriação Popular da Lagoa do Bairro São José - Capitão Andrade/MG”, que resultou em um projeto que será colocada em prática com uma intervenção no local, conduzida por uma equipe técnica da qual Deynne faz parte.

Para a egressa, a importância da arquitetura está em construir histórias e realizar sonhos. “A arquitetura permite que todos nós possamos entender e contemplar modos de vida, sentimentos e diferentes histórias por aí. Ela é uma profissão muito importante, que cuida de grandes sonhos, do bem-estar, dos direitos e deveres das pessoas, da sensibilidade e da percepção daquilo que está visível e invisível. A arquitetura nos localiza no tempo, mas também mostra o passado, capaz de nos permitir bem-estar, ou o inverso”, comenta Deynne.