qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Laboratório farmacêutico com pessoas usando jaleco, máscara e touca enquanto manuseiam produtos químicos

20 de janeiro é dia do farmacêutico, saiba mais sobre a profissão

20 janeiro, 2023

O Dia do Farmacêutico é comemorado em todo o país em 20 de janeiro, em homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), nesta data, em 1916. Embora os árabes tenham fundado a primeira escola de Farmácia ainda no século II, somente no século X surgiram as boticas, estabelecimentos onde se comercializava remédios, consideradas as precursoras das farmácias atuais.

Durante muito tempo, a atividade farmacêutica se ligava intimamente ao exercício da medicina. A separação das profissões aconteceu no século XVIII, quando médicos foram proibidos de serem proprietários de boticas. Os primeiros laboratórios farmacêuticos foram fundados no século XIX e a produção industrial de medicamentos teve um grande impulso no século XX, notadamente no período das guerras mundiais.

Prateleiras de uma farmácia, com medicamentos. Ao fundo, um farmacêutico olha os produtos

Formação de farmacêuticos em Valadares

Em Governador Valadares, a primeira turma de Farmácia na Universidade Vale do Rio Doce (Univale) teve início em 1997. Atualmente o curso possui carga horária de 4 mil horas, distribuídas ao longo de nove períodos e oferecendo aos estudantes, além do ensino teórico e prático, atividades de pesquisa e de extensão.

Foto de Walace Olímpio de Oliveira, farmacêutico formado pela Univale
Walace Olímpio de Oliveira

Ao longo desses mais de 20 anos de curso, a Univale já formou centenas de farmacêuticos que trabalham com saúde no setor público e na iniciativa privada. É o caso Walace Olímpio de Oliveira, que concluiu a graduação em 2016. Depois de trabalhar em laboratórios dentro da própria universidade, ele deu sequência à trajetória profissional em um laboratório de um plano de saúde e na vigilância sanitária do município, onde fiscaliza farmácias, laboratórios, hospitais e bancos de sangue.

Walace lembra com muito carinho e saudade dos tempos de Univale. “A Univale contribuiu muito para a minha formação acadêmica, como cidadão e ser humano. Aprendi muito trabalhando na Univale, pelo tempo que convivi aí com um pessoal maravilhoso. Tenho muito a agradecer à equipe com quem convivi naqueles anos. A Univale me deu uma bagagem muito grande de ensinamento para a minha vida, tenho muito a agradecer como farmacêutico e cidadão. Foi uma universidade que, para mim, foi uma família”, relata.

Também egressa da Univale, Ana Luiza Costa se formou em 2017. As experiências dos tempos de graduação, para ela, foram fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho.

“Atualmente estou trabalhando em uma farmácia como responsável técnica, mas o curso me proporcionou trabalhar em outras áreas, como hospital. Lá eu atuei na farmácia hospitalar e, por causa do meu TCC, recebi a oportunidade de atuar também no banco de sangue. Graças aos ensinamentos passados eu consegui aproveitar todas essas oportunidades. As aulas, tanto teóricas quanto práticas, foram fundamentais para ter uma base de como é a rotina e o dia a dia de cada área em que atuei. Hoje posso dizer que sou apaixonada pela minha profissão e tenho orgulho de dizer que sou egressa da Univale”, disse a farmacêutica.

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content