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Departamento de Desenvolvimento Humano

O Departamento de Desenvolvimento Humano foi criado para promover a valorização dos colaboradores FPF e de suas mantidas. A iniciativa foi implantada em 2020 e além de ações voltadas para os diversos profissionais da instituição, o setor realiza recrutamento e seleção de candidatos para novos cargos.

Em uma instituição com cerca de 700 funcionários, o DDH atua com um papel importante para melhorar o bem-estar físico e emocional no ambiente corporativo. O objetivo é proporcionar um local de trabalho agradável, acolhedor e de qualidade.

Além disso, o setor é responsável por realizar treinamentos e capacitações dos colaboradores para atender demandas internas, trabalhando os valores e objetivos institucionais e a melhoria do clima organizacional.

Setores

Coordenação

Responsável:

Sabrina Kellim Silva Hermes

Funções:

  • Coordenar e acompanhar o processo de implantação, implementação, monitoramento e avaliação dos serviços, programas e ações do Departamento.
  • Responder pelo Departamento no âmbito de suas competências.
  • Planejar e acompanhar a execução do plano de ações que integra o Programa ‘’Orgulho
    em Pertencer’’.
  • Planejar e acompanhar as ações voltadas para o recrutamento e seleção, integração e
    desligamento dos colaboradores.
  • Acompanhar a execução das ações que integram Programa do Núcleo de Formação.
  • Aplicar e acompanhar a avaliação de desempenho que integra Programa do Plano de
    Carreira.
  • Orientar e acompanhar junto com as equipes as atividades relativas à segurança do
    trabalho e saúde do trabalhador.
  • Convocar e presidir reuniões periódicas da equipe para planejamento e/ou
    monitoramento das ações previstas no Plano de Trabalho.
  • Encaminhar relatórios semestrais à Fundação Percival Farquhar – FPF, sobre as ações
    desempenhadas pelo setor.
  • Cumprir e fazer cumprir as deliberações da Gestão Superior, após as instruções e
    determinações da Fundação Percival Farquhar – FPF.
  • Fornecer formulários próprios para preenchimento e lista de documentos necessários
    para efetivação do processo admissional.
Setor de apoio Psicológico

Funções:

  • Executar ações de recrutamento e seleção e de integração quando solicitados pelo
    gestor imediato.
  • Acolher e ouvir os colaboradores técnicos administrativos e docentes em suas
    demandas individuais e/ou grupais, propondo-lhe uma reflexão sobre estratégias para
    enfrentamento de situações adversas, encaminhando para o serviço de psicologia
    aplicado (SPA) e/ou outras possibilidades dentro da área psicologia.
  • Planejar, executar e acompanhar na execução das ações do Programa ‘’Orgulho em
    Pertencer’’.
  • Auxiliar nas formações e capacitações do Programa do Núcleo de formação.
  • Auxiliar nas ações voltadas para Segurança do Trabalho e saúde do trabalhador junto
    com as equipes responsáveis pela execução.
  • Auxiliar na organização de eventos internos quando necessário.
  • Emitir relatórios semestrais das atividades específicas realizadas.
Setor de Biossegorança

Funções:

  • Executar e acompanhar normas de segurança.
  • Planejar e executar ações voltadas à promoção e prevenção da saúde do trabalhador.
  • Avaliar e acompanhar os laboratórios da saúde.
  • Elaborar e executar campanhas voltadas à prevenção, minimização ou eliminação de
    riscos laborais.
  • Realizar assistência de pronto atendimento aos colaboradores da instituição em casos
    de acidente.
  • Executar ações voltados à prevenção e uso de Equipamentos de Proteção Individual –
    EPI.
  • Executar treinamento admissional.
  • Realizar o acompanhamento de obras dentro da Instituição.
  • Planejar e executar ações da CIPA.
  • Planejar e executar ações da SIPAT.
Setor Administrativo

Funções:

  • Atender ao público interno e externo, prestando-lhes apoio e orientação, direcionando-o ao profissional, serviço ou setor adequado.
  • Processar registros de requerimentos e agendamentos de atendimentos pelos
    profissionais: pedagogo e psicólogo.
  • Manter o arquivo organizado, de acordo com as ações, serviços e programas executados
    anualmente, mantendo a rastreabilidade destes.
  • Auxiliar a equipe do setor quando necessário.
  • Realizar o agendamento e envio dos e-mails aos candidatos de recrutamento e seleção.
  • Participar das ações dos Programas quando solicitado.
  • Participar e contribuir nas reuniões periódicas da equipe para planejamento e/ou
    monitoramento das ações previstas no Plano Trabalho.
  • Atender demandas diversas do setor, conforme solicitação da chefia imediata
Coordenação

Responsável:

Sabrina Kellim Silva Hermes

Funções:

  • Coordenar e acompanhar o processo de implantação, implementação, monitoramento e
    avaliação dos serviços, programas e ações do Departamento.
  • Responder pelo Departamento no âmbito de suas competências.
  • Planejar e acompanhar a execução do plano de ações que integra o Programa ‘’Orgulho
    em Pertencer’’.
  • Planejar e acompanhar as ações voltadas para o recrutamento e seleção, integração e
    desligamento dos colaboradores.
  • Acompanhar a execução das ações que integram Programa do Núcleo de Formação.
  • Aplicar e acompanhar a avaliação de desempenho que integra Programa do Plano de
    Carreira.
  • Orientar e acompanhar junto com as equipes as atividades relativas à segurança do
    trabalho e saúde do trabalhador.
  • Convocar e presidir reuniões periódicas da equipe para planejamento e/ou
    monitoramento das ações previstas no Plano de Trabalho.
  • Encaminhar relatórios semestrais à Fundação Percival Farquhar – FPF, sobre as ações
    desempenhadas pelo setor.
  • Cumprir e fazer cumprir as deliberações da Gestão Superior, após as instruções e
    determinações da Fundação Percival Farquhar – FPF.
  • Fornecer formulários próprios para preenchimento e lista de documentos necessários
    para efetivação do processo admissional.

Programas

Recrutamento e seleção

O Programa de Recrutamento e Seleção tem por objetivo recrutar, avaliar, selecionar,

contratar, acolher e integrar novos colaboradores.

Confira as vagas disponíveis em univale.br/trabalhe-conosco/

Núcleo de formação

O Programa do Núcleo de Formação, regido por regulamento próprio, possui o seguinte objetivo: articular e organizar as formações para todos os colaboradores da Univale junto com os setores: Gestão Pedagógica e Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH).

Orgulho em pertencer

O Programa do ‘’Orgulho em Pertencer’’, é regido por regulamento próprio e possui os
seguintes objetivos:

I. Preparar os colaboradores para terem sensibilidade e empatia para atender com humanismo as comunidades internas e externas da FPF/ Univale
II. Fortalecer a autoestima dos colaboradores, para que estejam preparados para lidar com situações adversas ligadas tanto ao atendimento ao público em geral quanto às situações pessoais e de relacionamento com os colegas.
III. Estabelecer um formato de formação mais humanizada, que se diferencie dos antigos modelos mais formais e que, justamente pela mecânica mais leve e interativa, promova uma maior apreensão dos conhecimentos desenvolvidos.
IV. Aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, para que se sintam mais incluídos na universidade e na equipe da qual fazem parte, tendo orgulho em pertencer a ela.

 

Saiba mais sobre o programa Orgulho em Pertencer:

Desligamento

O processo de desligamento, seja de forma ativa ou passiva, tem por objetivo realizar uma entrevista de desligamento de uma maneira mais empática, buscando entender a experiência do colaborador durante a sua jornada na Instituição.

Ações

Um gesto de cuidado

É um projeto que visa o acolhimento e acompanhamento dos colaboradores, colocando à disposição destes um espaço de escuta. Não deve ser considerado como psicoterapia, mas como um acolhimento que busca evitar a permanência de uma dificuldade psicológica circunstancial, auxiliando o colaborador para que possa lidar na superação das questões que causam sofrimento. É um acolhimento individual, único e de procura espontânea pelo colaborador.

Quais os objetivos?

Acolher e ouvir os colaboradores técnicos administrativos e docentes em suas demandas individuais e/ou grupais, propondo-lhes uma reflexão sobre estratégias para enfrentamento de situações adversas, encaminhando para o Serviço de Psicologia Aplicado (SPA) e/ou outras possibilidades dentro da área psicologia.

Diálogo: Inspirar e Evoluir

O projeto visa proporcionar um espaço de reflexão sobre várias temáticas e vivências, levando o colaborador a avaliar seu estilo de vida e atrelar práticas saudáveis, principalmente nesse contexto de intensas mudanças. Estimulando o diálogo, a interação e a reflexão crítica.

Quais os objetivos?

Contribuir para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, por meio da criação de atividades vivenciais, gerando na equipe um momento para a troca de experiências, de opiniões, ideias e de informações. O encontro ocorre por meio de roda de conversa, consistindo em um espaço que valoriza a troca de saberes e experiências entre os colaboradores.

Guardiões da Univale

Os guardiões são os responsáveis por acompanhar e observar os ambientes da instituição, resultado da aplicação de pesquisa de clima, e engajar os colaboradores. Além disso, servem de inspiração e, junto com os demais colaboradores, têm a missão de construir um ambiente cada vez melhor para se trabalhar. A ideia é implementar uma nova onda de cultura organizacional positiva na instituição. 

A Universidade é feita de pessoas e é justamente por isso que precisamos cuidar dela com afinco e responsabilidade. Entretanto, considerando a dimensão da nossa Univale (física, humana, estrutural), sabemos que, enquanto gestão, precisamos da ajuda de quem quer fazer daqui um lugar cada vez melhor. 

Projeto compartilhar

Ação realizada em setores para avaliar o clima organizacional. É uma ação específica do programa Orgulho em Pertencer.

A proposta do projeto é realizar formação compartilhada e agregadora, dividida em três módulos, que privilegia a autoestima, o autoconhecimento, a autoeficácia e o desenvolvimento de relações interpessoais entre os colaboradores.

Em conjunto, realizamos:

  • diagnóstico de clima organizacional;
  • encontros com as equipes: eventos específicos, capazes de promover a inclusão e ao mesmo tempo servem como base de geração de conhecimento, de informações e de troca de ideias, aumentando a percepção sobre o Programa.
Datas comemorativas: Ações de integração e humanização

Foram realizadas pela equipe do programa a ação do Dia Internacional da Mulher, comparecendo mais de 150 mulheres, com o objetivo de ter um momento especial para as mulheres da Univale. Representando a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Preparando um momento de lazer, cuidado e conscientização.

Ação voltada para o Dia da Consciência Negra, comparecendo mais de 100 funcionários e alunos com o objetivo de tornar ainda mais presente a cultura e a história afro-latina, dentro e fora da universidade.

A Cerimônia de Natal é destinada a todos os colaboradores da Universidade, um momento de união, reflexão, confraternização e comemoração pelas conquistas durante o ano.

Equipe

Coordenação: Sabrina Kellim Silva Hermes

Currículo

  • Psicóloga Organizacional e Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano.
  • Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial com Enfoque Cognitivo-Comportamental (2019) pela Universidade Vale do Rio Doce – Univale.
  • Especialização em andamento em Gestão de Pessoas (2022) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.
  • Graduada em Psicologia (2018) pela Universidade Vale do Rio Doce.
  • Possui cursos de capacitação e atualização em processo de recrutamento e seleção. Atualmente, é Psicóloga Organizacional e Gestora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Recrutamento e Seleção da Fundação Percival Farquhar.

Contatos:

desenvolvimentohumano@univale.br / sabrina.hermes@univale.br

Sabrina Cássia de Moura

Currículo

  • Psicóloga Organizacional
  • Pós-graduanda em avaliação e diagnóstico psicológico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas  (2023). Graduada em Psicologia (2020) pela Universidade Vale do Rio Doce- Univale. Atualmente, Psicóloga Organizacional da Fundação Percival Farquhar.

Contato:

sabrina.moura@univale.br

Joyce Ferreira dos Santos

Currículo

  • Auxiliar administrativa do Departamento de Desenvolvimento Humano, recrutamento e seleção.
  • Graduada em Educação Física — Licenciatura (2016) – Unipac GV. Está cursando Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é auxiliar administrativa do DDH.

Contato:

secddh@univale.br

Hemmily Gomes de Brites

Currículo

Responsável pelo Núcleo de Formação Profissional

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE, 2015). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Censupeg. Pós-graduanda em Pedagogia Empresarial e Dinâmica de Grupo pela Faculdade Prominas. Responsável pelo Serviço de Apoio Pedagógico do Departamento de Desenvolvimento Humano, Recrutamento e Seleção da FPF.

Contato:

hemmily.brites@univale.br

 

Júlia Gabriela Onorato da Silva

Currículo

Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica José Rodrigues da Silva (2019).

 

Maria Beatriz Souza Gomes

Currículo

Formada em técnico em enfermagem pela Escola Técnica da Univale. Ano de formação: 2021.

 

Camila Ferreira Castro

Currículo

Formada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), em 2019

Galeria de Fotos - Ações Orgulho em Pertencer

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(33) 3279-5200
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Outros endereços.
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