Cursos da Univale apresentam proposta para revitalização de igreja em Córrego dos Bernardos

24 fevereiro, 2023

Trabalho faz parte de um projeto de extensão que envolve alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil e Ambiental

Escrito por David Oliveira Santos

A Univale realizou, por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil e Ambiental, a entrega de um anteprojeto no distrito de Córregos dos Bernardos 3, em Governador Valadares. Os moradores receberam um estudo de planejamento arquitetônico para a ampliação do espaço de festas da igreja Nossa Senhora das Graças e para a revitalização do jardim de entrada. Com o objetivo principal de promover o conforto e o bem-estar de todos que frequentam a igreja, agregando também valor ao patrimônio, o anteprojeto é um esboço desenvolvido a partir de um estudo técnico e preliminar, que determina uma melhor solução e execução.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e Ambiental da Univale, com a participação da professora Sandra Nicoli, do curso de Medicina, como convidada. Flávia Salmen, estudante de Arquitetura, detalhou sobre o desenvolvimento dos estudos.

As intervenções propostas pelo projeto de extensão respeitam as condicionantes que envolvem um bem inventariado, envolvendo a Arquitetura e Urbanismo e a Engenharia Civil e Ambiental. Foram quatro alunos extensionistas, junto com as professoras Ilara e Marianna, coordenando, e o professor João, desenvolvendo a estrutura metálica. Desenvolvemos da seguinte forma: primeiro, fizemos uma visita ao local para o levantamento dos ambientes e o registro fotográfico. A partir disso, devido às péssimas condições da cobertura existente no espaço de festas, sugerimos uma cobertura para cobrir a ampliação do salão e também o restante dos ambientes. Propomos, também, uma revitalização do jardim de entrada, com diversidade de espécies de plantas e flores”, comentou.

Marianna França, professora da Univale no curso de Arquitetura, explicou que o objetivo do projeto é atender às necessidades da comunidade de Córrego dos Bernardos 3, que precisa de uma área de eventos maior para a igreja, com uma cobertura que abrigasse os fiéis em datas festivas. “Esse projeto foi especial e rendeu frutos. É muito bom poder trabalhar para a comunidade e ver a alegria nos olhos de todos com as imagens do projeto. Neste semestre, o escritório modelo fará o projeto da capela velório e do paisagismo, dando continuidade ao projeto da Igrejinha”, comentou.

Professora da Univale, Marianna França, no Córrego dos Bernardos

Projeto de extensão

O projeto de extensão na Univale busca ampliar a atuação dos cursos e da Universidade como um complemento da sala de aula. Com articulações práticas do conhecimento científico, o ensino e a pesquisa passam a atender as necessidades da comunidade da qual a Instituição se insere, interagindo e transformando a realidade das pessoas.

Por meio do planejamento arquitetônico, as ideias de melhorias propostas pelos estudantes são incorporadas em esboços de extrema importância para o projeto. Dessa forma, é possível verificar a melhor maneira de executá-lo, solucionando e prevendo possíveis problemas, além de estabelecer os recursos financeiros necessários para a obra.