Curso de Odontologia será ofertado pela primeira vez em período noturno

Para o segundo semestre de 2022, o vestibular da Univale trouxe uma grande novidade: o curso de Odontologia passa a ser ofertado também em período noturno. De acordo com o coordenador do curso, Cláudio Machado, “a oferta nasce para atender uma demanda de acadêmicos que sonham e querem fazer Odontologia, mas precisam trabalhar durante o dia”, e por isso não têm a possibilidade de ingressar em um curso integral.

A graduação noturna terá a mesma carga horária que o curso matutino e as disciplinas cursadas pelos alunos serão idênticas. Entretanto, com um período diário menor para as aulas, haverá uma reorganização na matriz curricular que afeta a duração do curso. Enquanto a graduação em período integral tem duração de 4 anos (8 semestres), o curso de Odontologia noturno durará 5 anos (10 semestres).

O custo total da graduação também será o mesmo para as duas modalidades. Porém, como o valor do curso noturno será dividido em mais vezes, as mensalidades serão menores. “O custo é o mesmo, mas, enquanto o aluno integral paga em 48 vezes, o aluno do noturno irá pagar em 60 vezes, então as parcelas mensais serão proporcionalmente menores, para que a soma seja igual”, explica Aniela Barbalho, diretora executiva da Fundação Percival Farquhar (mantenedora da Univale).

Visando atender a uma demanda de Governador Valadares e região, o curso terá toda a grade concentrada no período noturno, inclusive as aulas práticas. “Todas as clínicas e laboratórios vão ser à noite. Durante o dia, apenas os estágios obrigatórios quando for o caso”, afirma o coordenador do curso.