Curso de Pedagogia realiza momento cultural com “Assalto Poético”

22 agosto, 2019

Ferreira Gullar já dizia que "a arte existe porque a vida não basta". Inspirados por esse lema, um grupo de "assaltantes poéticos", invadiram a cantina do Edifício Pioneiros no intervalo das aulas noturnas de ontem, 21 de agosto, munidos de versos poéticos. Estava aberta a 2ª temporada do Assalto Poético.

Aluno ao microfone, lendo um texto para o Assalto Poético

O assalto poético é uma iniciativa do curso de Pedagogia da Univale com o objetivo de "disparar" poesia pelo Campus, estimulando o gosto pela Literatura.

A segunda temporada do Assalto Poético iniciou provocando estudantes, professores e funcionários da Univale a partir dos versos de Viviane Mosé, Carlos Drummond de Andrade e da poeta argentina Maria Seoane, declamados pelos professores Célio Martins, Karla Nascimento e pela egressa do curso, Andrea Cecília Moreno.

"Por se tratar de um assalto poético, o objetivo é roubar a atenção e o coração do público, para que possam sentir todo o prazer e encantamento que a poesia desperta", reforça a professora Karla Nascimento, idealizadora do assalto. "Esperamos que ao longo dos "assaltos" o público possa interagir, declamando ou lendo poemas autorais ou de poetas preferidos, que os tenham marcado de alguma forma ao longo da vida. Foi interessante perceber que algumas estudantes se manifestaram após o assalto, recordando poemas que marcaram suas infâncias, como A casa, de Vinícius de Moraes, e suas trajetórias estudantis na adolescência, como a Canção do exílio, de Gonçalves Dias."

A proposta é que o assalto aconteça uma vez por mês, no campus II e campus I. Portanto, aguardem e se preparem para os próximos disparos!

Contribuição: professora Karla Nascimento

Veja fotos do Assalto Poético: