PortugueseSpanishEnglish
estagiárias de nutrição desenvolvem projeto de saúde alimentar com pacientes do paope

Nutrição promove políticas de saúde e educação alimentar

25 março, 2022

Unidades da saúde municipal e da Universidade, como o Paope, Laboratório de Lesões, e escolas públicas ou particulares; são alguns dos espaços atendidos pelos os projetos

Entre as inúmeras iniciativas de impacto social e econômico em Governador Valadares criadas pela maior universidade do Leste de Minas, a Univale, destacam-se nesta semana, em comemoração ao Dia da Saúde e Nutrição, os serviços gratuitos prestados à comunidade  pelos alunos do curso de Nutrição. 

Com o apoio técnico e inspeção dos professores orientadores das ações, crianças, adolescentes, adultos e idosos são beneficiados pelos projetos de extensão ou estágio do curso. A iniciativa também inclui atendimento especializado para pessoas com deficiência. 

Na prática, as atividades consistem no desenvolvimento de políticas educacionais sobre alimentação. Já a  aplicação da didática alimentar para a comunidade, acontece nas unidades da saúde municipal e da Universidade, como o Paope,  Ambulatório de Lesões, e nas escolas públicas ou particulares da cidade. Além das políticas nutricionais oferecidas pelo curso de Nutrição, os docentes também participam do projeto Anjos da Alegria, que visa levar acolhimento às crianças hospitalizadas.

Oficina dos saberes e sabores

Alunos do ensino infantil  (normalmente a partir de dois anos), ensino fundamental e médio, têm a oportunidade de aprender todas as fases dos alimentos antes de chegarem à mesa, além de colocarem a “mão na massa” no preparo também. A professora coordenadora da iniciativa, Eloísa Helena, destaca que a prática dos estudantes das escolas que vêm à Universidade participar da oficina, “tem como base a disciplina da  técnica dietética, onde aprendem desde a compra, seleção, preparo e  armazenamento dos alimentos.” Para se ter ideia do sucesso da ação entre as crianças e escolas atendidas, a agenda da Oficina dos Saberes e Sabores está completa até o final deste semestre. 

oficina dos sabores nutrição saúde alimentar em atividade
Foto cedida pela profª Eloísa Helena

Parceria com Ambulatório de Lesões

Encontros periódicos garantem aos pacientes em tratamento no Ambulatório de Lesões, informações nutricionais para que a cicatrização das feridas seja mais eficaz. E além  dessas orientações para uma dieta mais adequada com o quadro do paciente, os futuros nutricionistas  também compartilham na prática como a boa alimentação pode ser saborosa. A professora Tatiana Calavorty reforça que “o atendimento é coletivo e individual para corresponder às necessidades dos pacientes, de acordo com a patologia (doença) tratada.” 

Estágio em Saúde Pública

Somando forças ao trabalho dos nutricionistas nos postos de saúde da cidade, os estudantes acompanham a rotina dos profissionais, e, além da didática colocar os alunos na rotina do mercado de trabalho, esta é uma oportunidade também para conhecer na prática o sistema público de saúde. A professora Ana Maria Coutinho, responsável pelo estágio, ressalta que "todas as situações vivenciadas  no consultório são  discutidas semanalmente”, para que de fato, haja o aprendizado e troca de experiências entre alunos e professores. 

Parceria com o Paope

O Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope) inclui na equipe multidisciplinar, professores e estudantes de nutrição. Ou seja, além do tratamento odontológico, os pacientes têm avaliação e acompanhamento nutricional, com orientações para dietas específicas e dentro da realidade do paciente. 

Sobre o Dia da Saúde e Nutrição 

A data é  celebrada no dia 31 de março e faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde com o intuito  de conscientizar a população sobre a relevância da boa alimentação na saúde e qualidade de vida. Princípios esses, que estão em consonância com os projetos desenvolvidos pelo curso de Nutrição. 

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content