Cristina Serra segura um exemplar do livro Tragédia em Mariana

Jornalista Cristina Serra ministra aula sobre tragédia de Mariana para canal da Univale

12 setembro, 2022

Jornalista com passagem em grandes veículos de imprensa, Cristina Serra cobriu para o Fantástico o desastre ambiental de Mariana, em 2015, quando o rompimento da barragem da mineradora Samarco matou 19 pessoas e despejou lama tóxica no Rio Doce, comprometendo o abastecimento, a pesca e a agropecuária em 38 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. A experiência, que rendeu a produção de um livro, será abordada nesta terça-feira (13), na aula “Os bastidores da narrativa da tragédia em Mariana”, que será transmitida às 20h30 no canal da Univale no YouTube, e você poderá ver clicando aqui.

Além da Rede Globo, Cristina Serra já trabalhou na Revista Veja e no Jornal do Brasil, e escreve artigos para a Folha de São Paulo. A cobertura do desastre ambiental a motivou a escrever o livro “Tragédia em Mariana”, lançado em 2018. “O livro conta as histórias de vítimas, mostra os impactos ambientais e explica o cenário político-institucional que levou ao desastre”, explica a autora, em seu site oficial.

O convite para a aula no canal da Univale partiu do professor do curso de Jornalismo, Franco Dani. Inicialmente, a aula seria para os alunos da disciplina Jornalismo Literário, mas foi ampliada para todas as turmas do curso, além de contar com a participação da comunidade em geral. “Qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode participar e fazer perguntas, a aula está aberta a toda a comunidade”, disse Franco.

Convite para a aula aberta com Cristina Serra, com transmissão no canal da Univale no YouTube
Convite para a aula aberta com a jornalista e escritora Cristina Serra