Coordenador do Teatro Universitário UNIVALE é jurado em Festival Nacional de Artes Cênicas

31 julho, 2023

Entre os dias 19 e 23 de julho aconteceu a XXI edição do Festival Nacional de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. O Face, como é chamado, é um festival de renome, considerado o maior do estado e uns dos mais antigos do país. Sua história começou pela extinta Fetemig — Federação de Teatro do Estado de Minas Gerais, e foi amplamente difundida, fazendo com que outros festivais surgissem a partir deste evento.

Neste ano, o festival contou com cerca de 40 espetáculos de 36 diferentes grupos de teatro de todo o Brasil, vindos de estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Paraíba e, claro, o próprio estado de Minas Gerais.

Valdicelio Martins, professor do curso de Pedagogia e coordenador do Teatro Universitário UNIVALE, foi convidado para participar do corpo de jurados na categoria Drama Nacional. “Estar como jurado é uma honra, pois é sinal que estamos no caminho certo de nossos estudos cênicos, ao mesmo tempo que é uma grande responsabilidade, pois estamos ali, junto de outros profissionais, para escolher o melhor espetáculo do país, que se apresenta no festival", ressalta o professor.

São três os jurados que compõem cada categoria, divididos em drama, comédia, teatro infantil, teatro alternativo e teatro de rua. Cada corpo de júri seleciona os melhores: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, caracterização, cenário, sonoplastia, direção, prêmio especial do júri e o tão esperado melhor espetáculo.

Para o professor Valdicelio, "estar em um festival nessa proporção nos oportuniza a conhecer novos trabalhos de artistas em sua diversidade que estão produzindo arte em diferentes territórios. É reconhecer as potencialidades na pluralidade de nosso país". Além dos espetáculos, o festival conta com rodas de conversas, cortejos pela cidade e troca de experiências entre os artistas.

O Teatro Universitário UNIVALE

O Grupo Teatro Universitário da UNIVALE foi criado em 2016, com o objetivo de atender os alunos de todos os cursos de graduação, pós-graduação e os colaboradores da universidade. O projeto nasceu da necessidade de expansão e acesso a arte e cultura na universidade e na comunidade, visto que não existia nenhum curso de teatro voltado para estudantes universitários em Governador Valadares.