Entre os dias 19 e 23 de julho aconteceu a XXI edição do Festival Nacional de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. O Face, como é chamado, é um festival de renome, considerado o maior do estado e uns dos mais antigos do país. Sua história começou pela extinta Fetemig — Federação de Teatro do Estado de Minas Gerais, e foi amplamente difundida, fazendo com que outros festivais surgissem a partir deste evento.
Neste ano, o festival contou com cerca de 40 espetáculos de 36 diferentes grupos de teatro de todo o Brasil, vindos de estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Paraíba e, claro, o próprio estado de Minas Gerais.



Valdicelio Martins, professor do curso de Pedagogia e coordenador do Teatro Universitário UNIVALE, foi convidado para participar do corpo de jurados na categoria Drama Nacional. “Estar como jurado é uma honra, pois é sinal que estamos no caminho certo de nossos estudos cênicos, ao mesmo tempo que é uma grande responsabilidade, pois estamos ali, junto de outros profissionais, para escolher o melhor espetáculo do país, que se apresenta no festival", ressalta o professor.
Você pode se interessar por:
- Professor de Direito tem artigo publicado em revista internacional
- Professora da UNIVALE discute fomento à Engenharia em seminário do Crea-MG
- Edital UNIVALE Nº 093/2025 — Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Gestão Integrada do Território, nível de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar, da Universidade Vale do Rio Doce
São três os jurados que compõem cada categoria, divididos em drama, comédia, teatro infantil, teatro alternativo e teatro de rua. Cada corpo de júri seleciona os melhores: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, caracterização, cenário, sonoplastia, direção, prêmio especial do júri e o tão esperado melhor espetáculo.
Para o professor Valdicelio, "estar em um festival nessa proporção nos oportuniza a conhecer novos trabalhos de artistas em sua diversidade que estão produzindo arte em diferentes territórios. É reconhecer as potencialidades na pluralidade de nosso país". Além dos espetáculos, o festival conta com rodas de conversas, cortejos pela cidade e troca de experiências entre os artistas.


O Teatro Universitário UNIVALE
O Grupo Teatro Universitário da UNIVALE foi criado em 2016, com o objetivo de atender os alunos de todos os cursos de graduação, pós-graduação e os colaboradores da universidade. O projeto nasceu da necessidade de expansão e acesso a arte e cultura na universidade e na comunidade, visto que não existia nenhum curso de teatro voltado para estudantes universitários em Governador Valadares.








