Foto do professor Hernani Santana no 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente

Trabalho de professores da Univale é destaque em Congresso de Meio Ambiente

06 outubro, 2022

Um trabalho realizado por três professores de Engenharia Civil e Ambiental e uma professora de Arquitetura e Urbanismo da Univale foi premiado entre os destaques do 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado em Poços de Caldas entre os dias 20 e 22 de setembro. Intitulado “Alternativa para o saneamento rural: fossa séptica biodigestora para tratamento de efluente doméstico em zona rural”, o trabalho recebeu um certificado e foi incluído nos anais do evento.

Elaborado pelos professores Hernani Ciro Santana, João Fernando Martins Paixão, Dayane Gonçalves Ferreira (os três da Engenharia Civil e Ambiental) e Bárbara Poliana Campos Sousa, da Arquitetura e Urbanismo, o trabalho falou sobre soluções alternativas e com menor custo para o uso de fossa séptica biodigestora em áreas rurais, reduzindo o impacto ambiental no solo, em lençóis freáticos e corpos hídricos. O trabalho foi apresentado no congresso pelo professor Hernani Santana, coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental.

“O trabalho abordou alternativas para o tratamento do saneamento rural, que é uma coisa importante para nossa região, principalmente quando associado com a degradação do rio Doce. Trata de fossa séptica biodigestora e o tratamento de efluentes domésticos, e foi eleito um dos melhores trabalhos do Congresso de Meio Ambiente. A premiação foi um certificado, elegendo esse trabalho como um dos melhores trabalhos do evento”, comentou o professor Hernani.

Sobre o Congresso Nacional de Meio Ambiente

Cartaz de apresentação de trabalhos científicos no 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente, em Poços de Caldas
Poços de Caldas sediou o 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente entre os dias 20 e 22 de setembro

Em 2022, o tema do Congresso Nacional de Meio Ambiente foi “Planeta Terra, Água e Ar: Consciência, Conservação e Educação”. Palestrantes nacionais e internacionais estiveram presentes em minicursos, painéis e mesas redondas. Para a 20ª edição, em 2023, o tema será “O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão”.

Entre os realizadores e apoiadores do evento estão instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, ligada ao ministério da Educação)