Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

14 fevereiro, 2022

Para quem procura uma forma rápida de ingressar no mercado de trabalho, o curso técnico é uma boa alternativa, e entender como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC é fundamental. O ensino técnico oferece uma formação com menor tempo de duração e com investimento relativamente baixo. No Brasil, essa modalidade de ensino é bastante procurada por aqueles que procuram uma profissionalização, mas é preciso cuidado, nem todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC)

Mas, afinal, como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC? Muitas pessoas optam por buscar o ensino técnico durante o ensino médio, antes de ingressar no ensino superior, ou até mesmo em idades mais avançadas, para mudar de carreira ou se aperfeiçoar.

Se você tem um curso em mente e quer saber se ele é certificado, neste artigo trouxemos algumas informações valiosas para lhe ajudar a sanar as suas dúvidas. Confira!

Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

O MEC possui um portal chamado Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), que informa sobre todos os cursos técnicos do país registrados no Ministério. O acesso à plataforma é simples e a consulta é feita em poucos minutos, confira o passo a passo:

-Na página inicial, você verá um mapa do Brasil com todos os estados e suas respectivas bandeiras. Para consultar se a instituição onde você pretende estudar está cadastrada no MEC, clique em cima da bandeira do estado onde você mora ou pretende estudar.

Como conferie se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

- Em seguida, selecione a cidade onde fica a instituição. Na sequência, aparecerá todas as instituições da cidade selecionada que estão credenciadas para ofertarem curso técnico. Mas, atenção, apenas a instituição ser credenciada pelo MEC não é suficiente. Você também precisa conferir se o curso pretendido está registrado.

texto 2

-Para consultar sobre o curso, clique no nome da escola e, automaticamente, abrirá o nome com todos os cursos que estão cadastrados no sistema. Logo abaixo, você terá acesso a uma planilha de Excel com todas as informações, se ele é integrado, subsequente ou concomitante, se é presencial ou EAD, e o código da unidade de ensino.

Cursor reconhecido pelo MEC

Por que é importante saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

O MEC possui normas que regulamentam o funcionamento de cursos técnicos no país. Ao término, o aluno recebe um certificado de conclusão que o permite exercer a profissão aprendida. O aval do MEC é a garantia que a formação terá validade em todo o território nacional e será aceita no mercado de trabalho.

Por isso, antes de realizar a matrícula em um curso, verifique se ele é reconhecido. Uma formação credenciada permite que o profissional exerça a profissão legalmente e faça o registro no conselho de sua área, como o Conselho Federal de Técnicos Industriais (CFT) ou Conselho regional de enfermagem (Coren). Vale lembrar que dependendo da área esse registro é obrigatório.

Com o diploma em mãos, o profissional poderá também prestar concursos públicos que exijam nível técnico. Além disso, muitas empresas consultam se a instituição e o curso onde o candidato estudou são reconhecidos, uma pessoa com um curso não habilitado pode ser eliminada do processo.

aluno fazendo um exame com estresse na sala de aula da escola 73622 1080

Escola técnica da Univale (Eteit)

Agora que você já entendeu como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC, que tal conhecer os que são oferecidos pela Escola Técnica da Univale (Eteit)?

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91