PortugueseSpanishEnglish

Como é o curso de arquitetura?

14 junho, 2022

Escrito por: Glenda Hastenreiter Corteleti, estudante do 5º período de Publicidade

O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das graduações mais procuradas devido às diversas possibilidades que a carreira oferece, além do fato de que a área une a criatividade com as aptidões técnicas. Isso possibilita que muitos estudantes aprimorem seu lado artístico enquanto desenvolvem habilidades teóricas e práticas.

Se você se identificou com esse lado criativo e, ao mesmo tempo, técnico, este é o texto certo para você! Hoje falaremos tudo sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo: qual o perfil necessário para ser um arquiteto, o que se estuda na graduação, qual a função dessa profissão no mercado, quais as áreas de atuação e onde o arquiteto pode trabalhar, quais as áreas mais promissoras e a pretensão salarial. Continue com a gente se você quiser saber como funciona o curso de arquitetura!

Qual o perfil necessário para o curso de arquitetura?

O curso de arquitetura exige tanto uma boa base matemática, física e lógica, quanto artística, criativa e histórica. Então, pessoas com interesses variados, que não se limitam às definições de “humanas” ou "exatas", vão se dar muito bem na arquitetura!

Outras habilidades muito úteis para o futuro arquiteto são a facilidade de lidar com o público e uma boa comunicação, já que é ele que terá de entender as demandas dos seus clientes e transformá-las em belos projetos arquitetônicos. Habilidade com as novas tecnologias também é muito importante, já que existem diversos softwares utilizados na área para modelagens.

O que se estuda no curso de arquitetura?

curso de arquitetura o que é estudado
Imagem: Pixabay

Como já citamos acima, o curso de arquitetura não se limita à matemática ou à área criativa, mas engloba diversas áreas do conhecimento. Portanto, o estudante de arquitetura terá disciplinas mais lógicas, como Física, Cálculo, Resistência dos Materiais, entre muitas outras, além de matérias mais voltadas para a formação histórica, artística e sociológica, tais como História da Arte, Comunicação e Expressão, Antropologia e Sociologia, História da Arquitetura etc.

Existem até mesmo disciplinas de áreas diversas, como Ética e Legislação Profissional, da área do direito, e aulas de informática aplicada à arquitetura. Outras matérias mesclam a área artística com a área lógica, como é o caso da disciplina de Desenho Técnico e Expressivo e Desenho de Representação e Observação.

E, é claro, os alunos do curso também estudam assuntos específicos da área, como Arquitetura Sustentável, Conforto Ambiental, Projeto Arquitetônico, Projeto Urbano e Paisagismo e vários outros.

O que faz um arquiteto?

O arquiteto é o profissional que faz projetos de vários tipos de edificações e os acompanha durante a execução. Os projetos podem variar entre moradias, espaços urbanos, paisagens, interiores, espaços comerciais, de lazer, entre muitos outros.

Ele deve ser responsável por criar esses projetos avaliando também questões estéticas, como a posição de portas, janelas, paredes, as cores e os móveis utilizados, entre vários outros aspectos, bem como questões mais subjetivas, como o contexto social e cultural onde aquele ambiente por ele projetado está inserido. Além de definir tudo isso, o arquiteto também deve escolher os materiais e as técnicas a serem utilizados na sua construção, bem como fiscalizar o andamento da obra.

Outras funções que cabem ao arquiteto são calcular gastos para definir se o andamento de um determinado plano vale a pena ou não, realizar consultorias e assessorias na área e gerir projetos.

Quais as áreas de atuação do arquiteto?

A área da arquitetura é muito grande, possibilitando ao futuro arquiteto muitas possibilidades de atuação. No leque de opções da arquitetura, destacam-se os seguintes segmentos:

  • Paisagismo: voltada para projetos em áreas externas e abertas;
  • Planejamento urbano: planejamento de áreas urbanas, como bairros e cidades;
  • Restauração: responsável por restaurar edifícios antigos e patrimônios históricos;
  • Iluminação: voltada para a criação de projetos de iluminação de algum ambiente;
  • Arquitetura de interiores: projeto voltado para a elaboração de ambientes internos;
  • Arquitetura sustentável: área que busca conciliar a arquitetura com a preservação do meio-ambiente;
  • Arquitetura industrial: projetos focados na elaboração de fábricas.

Quais os locais de trabalho do arquiteto?

curso de arquitetura qual a área de atuação
Imagem: Pixabay

Os arquitetos podem atuar tanto no setor público como privado e normalmente trabalham em escritórios, sejam eles próprios ou de outros setores, como construtoras ou repartições públicas.

Alguns arquitetos também podem optar por seguir a carreira acadêmica, trabalhando dentro de universidades públicas ou particulares. Lá podem atuar como professores, pesquisadores e, dependendo do caso, podem até elaborar projetos arquitetônicos para o campus ou para a comunidade em projetos de extensão.

Qual o salário médio do profissional de arquitetura?

A verdade é que o salário do arquiteto vai depender da sua área de atuação e de acordo com a carga horária. O piso salarial da área, considerando 40h semanais, é de aproximadamente 8,5 salários mínimos, de acordo com o blog Contabilizei, o que totaliza uma remuneração bruta de mais de 10 mil reais.

Contudo, o salário médio da área, segundo o Vagas.com.br, é de 4 046 reais. Esse valor é menor que o piso salarial da área (de 6 salários mínimos por menos de 6h diárias de trabalho) devido ao salário de arquitetos júnior, cujo piso é de 2 703 reais, conforme o Guia da Carreira.

Conclusão

Se identificou com o perfil do arquiteto? Acha que unir a criatividade à lógica é para você? Consegue se imaginar fazendo maquetes e modelos em 3D de casas, paisagens, interiores e outros edifícios?

Ou pensa o contrário: que a área de arquitetura não combina em nada com você, e que sua vocação é trabalhar com saúde? Ou atuar apenas com a criatividade, pois a lógica não é o seu forte?

Se você se identificou ou não, dê uma olhada na nossa Consultoria de Carreiras! Lá você pode confirmar se a arquitetura é o curso certo para você ou, se ainda estiver indeciso, pode encontrar outro que combine ainda mais com seu perfil!

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content