Um bezerro, em uma maca, sendo operado pela a equipe de professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Univale. O animal está coberto com um tecido azul e com as patas presas por uma corda, como protocolo da cirurgia.

Cirurgias começam a ser realizadas no Centro Veterinário para animais de grande porte

06 março, 2023

Em um raio de 250 KM, o Centro é o único na região que atende animais como cavalos, bois, cabras, entre outros mamíferos

Na última sexta-feira (3), O Centro Veterinário da Univale protagonizou mais um avanço para os vales do estado de Minas Gerais: agora, os animais de grande porte que precisam de intervenção médica-veterinária não precisam ir para a capital buscar atendimento. Consultas, internações, cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade estão sendo realizados pelo Centro Veterinário da Univale.

Inauguração do bloco cirúrgico do Centro Veterinário

Os atendimentos do hospital iniciaram em julho de 2022, mas nesta sexta, a unidade inaugurou o centro cirúrgico com uma operação. O espaço é específico para equinos (cavalos e éguas), bovinos (bois, vacas e bezerros), ovinos (carneiros e ovelhas), caprinos (bode, cabra e cabrito), e tem como intuito contribuir com a qualidade de vida dos animais da região e o agronegócio que movimenta empregos e renda em todo país.

"Está é a primeira cirurgia em que realmente estamos utilizando a sala cirúrgica e os equipamentos adquiridos pela a Univale. Então, é um marco importante do início de um trabalho que vai oferecer a população de Governador Valadares e região, o atendimento clínico e cirúrgico", explica o professor e Médico-veterinário, Ricardo Velloso.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Vitor Negrão, o impacto do hospital na nossa região é de suma importância, pois não tínhamos uma estrutura dessa para atender a demanda dos produtores, que muitas vezes, precisavam viajar longas distâncias com os animais para conseguir procedimentos cirúrgicos. Então, além do hospital contribuir para a aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Univale, a unidade também ajuda a comunidade. Nós estamos aqui para atender com a melhor estrutura e profissionais”.

A cirurgia consistiu na retirada de uma hérnia, e o animal operado foi um bezerro, que veio de uma fazenda da região.

Prática para os alunos

Outro grupo que está comemorando este avanço, além do produtores do agronegócio, e professores, são os alunos da Medicina Veterinária. "Este momento vem sendo muito esperado, de termo essa infraestrutura hospitalar... Para a gente, isso soma demais na carreira, que é a prática, né? É a oportunidade que a gente tem de estar praticando a teoria. Com isso, nosso curso é completo, 100%", celebra a estudante Glaycieny Teixeira.

O professor Caio Bustamante confirma como essa experiência é importante para a formação dos futuros profissionais: "Agrega muito para o conhecimento dos alunos, de como se comportar em um ambiente hospitalar e como ocorre rotina nesse espaço. Apesar de animais de grande porte também são manejados a campo, mas o ambiente hospitalar é essencial para cirurgias mais invasivas", explica.

O hospital funciona no Parque de Exposições José Tavares, e é uma parceria com a União Ruralista. Os interessados nos serviços oferecidos podem fazer contato pelo (33) 3279-5584

Duas alunas, e um cavalo, em frente a entrada do Centro Veterinário. As estudantes seguram o equipamento de soro que está no animal
Os atendimentos do Centro são realizados pelos professores, e contam com a participação dos alunos do curso.