Balcão da Cidadania turmas

14º edição do Balcão da Cidadania aconteceu neste sábado, no campus I da UNIVALE

25 outubro, 2022

Diversos cursos da Instituição estão envolvidos no Balcão da Cidadania, com a oferta de diversos serviços para a comunidade

Por: Natalia Lima Amaral

Aconteceu sábado (22/10) a 14ª edição do Balcão da Cidadania da UNIVALE, uma tradição onde diversos cursos da Universidade ofertam serviços gratuitos para toda a comunidade de Governador Valadares e região. O projeto foi realizado no campus Armando Vieira, que fica localizado na rua Juiz de Paz José Lemos, no bairro Vila Bretas. Os cursos que participaram com as ações foram: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e o curso Técnico em Enfermagem da Eteit.

Balcão da Cidadania estande do curso de enfermagem
Estande do curso de Enfermagem da UNIVALE — Imagem: Ascorg

Confira abaixo a programação de todas as atividades do Balcão da Cidadania:

CursoAtividades
Biomedicinarealização de teste rápido de grupo ABO, demonstração de contaminação bacteriana e informações sobre exames laboratoriais.
Ciências contábeisabertura do MEI (Micro Empreendedor Individual), regularização do MEI e simulação de aposentadoria.
Direito: orientações jurídicas em todas as áreas.
Enfermagemorientação sobre a anemia falciforme para casais e orientações sobre o câncer de mama.
Estética e Cosméticaauriculoterapia, massagem e informações de cuidados com a pele.
Fisioterapiaanálise de pisada, orientações posturais, orientações saúde da mulher, do homem e do idoso , análise do equilíbrio e coordenação motora.
Nutriçãoorientações nutricionais.
Medicina Veterináriainformações sobre doenças ou patologias veterinárias, cuidados dos médicos veterinários com os animais e cadastramento dos donos de pet para contato futuro, visando a promoção de ações.
Pedagogiabrinquedoteca e atividades recreativas para crianças.
Psicologiaorientação para comunicação não violenta e relacionamento interpessoal.
Técnico em enfermagem (Eteit)aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Vanessa Armond Campanha, professora do curso de Direito e coordenadora do Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), conta que a iniciativa do Balcão da Cidadania surgiu em agosto de 2008. “Desde essa época só não realizamos o evento nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia, e já estamos na 14ª edição. O evento reúne toda a comunidade acadêmica em um único dia, a fim de que eles possam prestar os melhores serviços que seus respectivos cursos possam oferecer”, explica a professora.

Além disso, os alunos envolvidos com as atividades podem aplicar o conhecimento adquirido na teoria e aliá-lo à prática, essencial para a formação profissional. Rosileia Gonçalves, conhecida como Rosi Rosa, é aluna do 3º período do curso Técnico em Enfermagem da Eteit. "É uma experiência diferente de estar na sala de aula. Aprendemos com a prática e acredito que isso contribui muito para a nossa formação, dando todo o apoio afetivo ao outro”, disse.

Roberto Inocêncio Modesto é morador do bairro Vila Mariana e estava no Balcão da Cidadania. “Foi muito boa e gratificante a experiência, tendo todo o apoio dos colaboradores da UNIVALE. O Balcão ajuda muitas pessoas carentes e aconselho que todos procurem a UNIVALE e fiquem atentos ao próximo. Pude aferir minha pressão e glicose”, comentou.

Um dos destaques entre os serviços prestados foi o casamento comunitário, com quase 90 casais oficializando a união. Houve distribuição de bolo para os noivos e convidados, e as crianças da família também receberam brindes e lembrancinhas. Confira abaixo alguns registros do 14º Balcão da Cidadania.