Utilização de ultrassom na Odontologia é tema de aula magna da pós-graduação de Endodontia

10 fevereiro, 2023

Curso de Endodontia retomou atividades na primeira semana de fevereiro

A Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares, por meio de procedimentos conservadores da vitalidade pulpar, cirurgias no tecido e na cavidade pulpares, procedimentos cirúrgicos para-endodônticos e tratamento dos traumatismos dentários. É nessa perspectiva que a aula magna do curso foi planejada, com o objetivo de contribuir para o efetivo desenvolvimento do perfil profissional dos estudantes.

Coordenador do curso de pós-graduação em Endodontia, Luiz Felipe, os professores Paulo Roberto Viana, Romero Brandão e Renata Argolo, e a assessora de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu, Marlene Lima Temponi.

A aula aconteceu no dia 9 de fevereiro, no auditório A do campus II da Univale. O palestrante foi o professor Rafael Marassi, que é mestre em Endodontia e possui uma vasta experiência na área profissional de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Prótese. “Nós falamos sobre o uso do Ultrassom na Endodontia, e obviamente acabamos indo além e falando sobre uso na Odontologia como um todo. E como é importante a gente ter alguns equipamentos hoje que vão nos auxiliar no diagnóstico, execução e tratamento dos nossos pacientes”, destacou o professor.

Uma das cirurgiãs-dentistas presentes na aula foi Mariana de Souza, que é egressa do curso de Odontologia da Univale, e atualmente cursa a pós-graduação em Endodontia. “Depois que eu me formei eu vi que o mercado de trabalho estava precisando muito de endodontistas, a demanda é muito grande. E assim, eu vim de braços abertos e estou amando o curso”, destacou.

Outra participante que aprovou o evento foi Ludmila Ferreira, que está concluindo a especialização na Univale. “A Univale é uma faculdade que eu já percebi que é muito voltada para a prática, e isso é o que a gente mais precisa na área de Odontologia. Hoje em dia eu estou me formando, terminando minha especialização, e esses dois anos foram incríveis. Agregou muito conhecimento e me deixou muito preparada para o mercado de trabalho”.

Estiveram presentes no evento o coordenador do curso de pós-graduação em Endodontia, Luiz Felipe, os professores Paulo Roberto Viana, Romero Brandão e Renata Argolo, e a assessora de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu, Marlene Lima Temponi.