arraiá do caige acontece no CEU capa

Arraiá do Caige promove socialização entre idosos de Valadares e região

04 julho, 2022

O Arraiá do Caige aconteceu no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UNIVALE, na sexta-feira (01/07), que fica localizado próximo ao campus II

Por: Natalia Lima Amaral

Na última sexta-feira (01/07), aconteceu o Arraiá do Caige na UNIVALE, um evento que preza pela socialização e convivência dos idosos de Valadares e região. Além das festas juninas fazerem parte da tradição cultural da nossa localidade, o Arraiá serviu também para promover a alegria e a confraternização para os cadastrados do programa.

A programação teve início às 14h30, no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UNIVALE. A professora Geane Alves Dutra, do curso de Fisioterapia da UNIVALE, foi uma das responsáveis pela organização do evento, que também contou com a contribuição dos cursos de Agronomia, Educação Física, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia e Estética e Cosmética.

Ela explica que o Arraiá buscou promover a socialização desses idosos registrados no programa. “Muitos deles moram sozinhos e acabam vendo o Caige como uma família, um espaço de pertencimento onde podem conviver com outros idosos e com a equipe de professores e alunos envolvidos no programa. Por isso prezamos tanto pelo acolhimento e atendimento humanizado desse grupo. Para a UNIVALE, seja o programa em si ou as ações que ele propõe para os idosos, penso ser o cumprimento da missão da Universidade, que busca acolher a comunidade com ética, respeito à vida, empatia e cuidado com as pessoas”, ressalta a professora.

Conheça o Caige

O Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige) é um programa de extensão multiprofissional da UNIVALE, voltado para a atenção à promoção da saúde de pessoas com 60 anos ou mais, de Governador Valadares e região. O objetivo principal desse trabalho interdisciplinar é melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio de ações e assistência, com atuação direta dos alunos extensionistas no atendimento aos pacientes em todas as dimensões para a conquista de um envelhecimento saudável.

Em 2022 o programa completa 5 anos de existência e, devido à paralisação das atividades por causa da pandemia, essa foi a 3ª edição do Arraiá do Caige. Os alunos extensionistas estão sempre engajados com a organização e execução dos eventos e todos os idosos que fazem parte do programa são convidados e envolvidos na festa. Alguns ajudam com a ornamentação e outros até participam tocando um instrumento ou fazendo a oração de abertura.

Ludiany Cristina Ferreira Félix é aluna do 7º período de Fisioterapia e esteve fortemente engajada com a preparação do Arraiá. Ela conta que esse é um momento de confraternização, e cada detalhe das nossas festinhas são feitos pensando nos idosos. “É possível notar como eles se sentem importantes, acolhidos e valorizados. Como aluna, me empenho em proporcionar a melhor experiência para eles e é incrível sentir a retribuição de todo esse trabalho por meio do carinho deles. Isso demonstra que todo esforço vale a pena e ainda criamos um vínculo além do terapeuta/paciente”, ressalta a estudante.