Aluna da Univale se destaca entre os melhores estudantes em evento com ganhadores do Prêmio Nobel

18 novembro, 2021

Ariana foi selecionada para participar de entrevista por atuação relevante nas mesas-redondas

Após a participação no evento “United by Science - Nobel Prize Dialogue Latin America and the Caribbean”, a estudante do curso de medicina da Univale, Ariana Pinheiro Caldas, foi selecionada entre os três participantes mais engajados do evento.

A universitária, que já estava bastante animada com o evento , teve as expectativas superadas:

“foi tão incrível! Eu pude conhecer 80 estudantes do mundo todo, de todas as áreas. Conversamos sobre diversos assuntos polêmicos que envolvem a área de pesquisa científica. Escutamos vários posicionamentos nos mostraram uma visão de mundo que a princípio não conhecíamos, e mostraram que não existe uma verdade absoluta”.

O evento foi dividido em quatro momentos. Inicialmente houve um bate-papo descontraído para que os envolvidos ficassem mais soltos e entrosados entre si. Durante esse tempo, foi feita a checagem de áudio e imagem para garantir que tudo seguisse como o planejado.

A segunda etapa do evento foi a mesa-redonda com os ganhadores do Prêmio-Nobel,quando Ariana se mostrou mais empolgada e abraçou a oportunidade para fazer apontamentos e perguntas relevantes aos convidados. Tamanho engajamento destacou a carismática estudante dentre os demais participantes da mesa-redonda, por isso ela foi selecionada como aluna destaque junto de dois outros participantes do evento.

Essa seleção possibilitou que Ariana fosse convidada para uma terceira parte do evento, que foi uma surpresa até mesmo para os estudantes selecionados. Neste momento, os destaques foram entrevistados. Ariana afirma que sentiu como se ela fosse uma ganhadora do Prêmio Nobel.

A entrevista com os três estudantes finalistas foi transmitida durante a programação da Cable News Network — CNN dos Estados Unidos. A universitária conta como foi a experiência.

“Logo após as gravações da mesa redonda, recebemos um e-mail alguns dias mais tarde informando que eu tinha sido uma dos três convidados finalistas. Nesse dia eu estava de plantão no Samu e tudo estava dando errado. Eu não tinha notebook comigo, não podia gravar no celular, o barulho do quartel com sirene atrapalhava muito, e eu estava muito cansada e molhada de chuva”.

Apesar das dificuldades enfrentadas, ela acredita que foi muito bom. “A entrevista foi excelente. Eles me elogiaram pela força de vontade de fazer dar certo e eu me desculpei por não estar muito arrumada para o evento”. Ariana ainda brinca:

“quando a entrevista começou, eu já tinha passado por tantas emoções, que aparecer na CNN, após 12h de plantão na emergência, pegar chuva, e passar perrengue foi uma coisa simples. O estudante enfrenta de tudo para poder se destacar”.

A estudante, porém, pondera:

“essa é a vida do estudante. Me sinto muito feliz em mostrar que sou batalhadora e que essa é a minha realidade”.

A quarta fase do evento foi a transmissão das mesas-redondas com legenda no YouTube.

Confira aqui mais informações sobre o  “United by Science - Nobel Prize Dialogue Latin America and the Caribbean”.