Anjos da Alegria visitam HMGV

Anjos da Alegria visitam ala pediátrica do Hospital Municipal de Governador Valadares

09 outubro, 2023

Os palhaços encantaram a todos e levaram sorrisos e brinquedos para as crianças

Na última sexta-feira (6), a ala pediátrica do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV) recebeu a visita dos Anjos da Alegria que levou risos e diversão para as crianças em tratamento. O grupo de voluntários, encantou a todos com suas performances e brincadeiras.

Anjos da Alegria no HM 5

A visita começou com uma animada cantoria e apresentação que arrancou risos e aplausos das crianças. Os palhaços interagiram com os pacientes, distribuindo presentes arrecadados durante uma campanha promovida na UNIVALE. Além disso, os Anjos da Alegria também realizaram atividades recreativas, proporcionando momentos de descontração e estimulando a imaginação das crianças.

Internada há uma semana no HMGV, a estudante Luana da Silva ficou feliz com a visita do grupo de palhaços. “Na minha escola teve festa em comemoração ao Dia das Crianças, não pude participar por estar internada. Fiquei feliz com a visita e com o presente que ganhei”, conta a paciente.

As atividades lúdicas contribuem para amenizar o estresse causado pelo ambiente hospitalar, tornando o tratamento mais leve e acolhedor. “Com isso a gente espalha o riso, leva aquele momento de diversão, onde a criança pode visitar outros mundos da imaginação e que isso acaba sendo uma função terapêutica para seu tratamento”, afirmou a palhaça Felizbina, interpretada pela voluntária Karla Nascimento.

Anjos da Alegria

A visita não faz bem apenas para pacientes e visitantes, os voluntários também se divertem. É o que afirma a estudante do 5º período do curso de Fisioterapia da UNIVALE e integrante dos Anjos da Alegria, Maria Eduarda Scarabeli, “Faz tanto bem para nós quanto para eles. Nos sentimos mais leves, esquecemos os problemas e aliviamos a pressão do dia a dia. A risada é, sem dúvida, um bom remédio”, explicou.

Anjos da Alegria

O Anjos da Alegria é um projeto de extensão da UNIVALE, iniciado em 2016, em que as intervenções são pautadas na palhaçaria hospitalar e com uma abordagem interdisciplinar, interprofissional e humanizadora, por meio de atividades artísticas, musicais e lúdicas.

Cursos da UNIVALE participantes: Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia.

O projeto tem como objetivos:

• Melhorar a relação das pessoas hospitalizadas com seu regime terapêutico proposto;
  • Interagir de forma humanizada e lúdica com profissionais de saúde, com as pessoas hospitalizadas, suas famílias e acompanhantes;
  • Oportunizar o riso e a descontração no ambiente hospitalar;
  • Fomentar as trocas de experiências humanizadoras entre os atores envolvidos no projeto: docentes, discentes, equipes de saúde, pacientes/usuários e familiares/acompanhantes.