PortugueseSpanishEnglish

AME completa dois anos com mais de 6 mil atendimentos realizados

17 fevereiro, 2022

Ambulatório Médico da Univale iniciou as atividades no dia 17 de fevereiro de 2020

20220216082802 IMG 9923
Imagem: Ascorg

Na próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, o Ambulatório Médico de Especialidades da Univale completa dois anos de funcionamento. O AME foi inaugurado em 2020, como um presente da Univale pelos 82 anos de Governador Valadares. A estrutura foi pensada não apenas para garantir a formação prática dos alunos de Medicina e de outros cursos da saúde, mas também para suprir as demandas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Atualmente, o AME atende em 17 especialidades médicas, em 12 consultórios padrão e outros 4 específicos de oftalmologia, otorrinolaringologia e ginecologia. Situado ao lado do portão de saída do Campus II da Univale, o AME desenvolve procedimentos ambulatoriais de espirometria, biópsias, punções, pequenas cirurgias e procedimentos de otorrinolaringologia. Os atendimentos são realizados por professores médicos, acompanhados por estudantes do curso de Medicina da Univale. São em média 388 atendimentos por mês, entre consultas, exames e procedimentos.

O presidente da Fundação Percival Farquhar, Dr. Rômulo César Leite Coelho, acredita que o AME é mais uma contribuição da Univale para a comunidade valadarense. “O AME é um sonho antigo, que veio junto com o curso de Medicina, e é muito gratificante ver ele trazendo bons resultados. Nesses dois anos de funcionamento, nós realizamos 6747 atendimentos. Ou seja, nós estamos cumprindo com a proposta de desafogar o sistema público de saúde da cidade. E, é claro, queremos que esse número seja cada vez maior”.

As perspectivas são de crescimento. Em 2020, o AME realizou 2138 atendimentos. Já em 2021 o número aumentou em mais de 100%, alcançando os 4609 atendimentos. Vale ressaltar que nesses dois anos o ambulatório teve momentos de paralisação, tanto em função das enchentes na cidade quanto por causa da pandemia da Covid-19.

Para agendar um atendimento no ambulatório, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) e obter um encaminhamento de referência para o AME. Em seguida, a marcação é feita diretamente na UBS/ESF ou na Secretaria Municipal de Saúde (Central de regulação – DCAA).

Você também pode se interessar por:

Univale

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram