ambulatório de lesões da univale e atendimentos especializados

Ambulatório de Lesões da UNIVALE oferece atendimento especializado na prevenção e tratamento de feridas

03 agosto, 2023

Inaugurado em 2004, o Ambulatório de Lesões Dermatológicas se adaptou após a pandemia e chegou a orientar pessoas de outras cidades e estados do país

Por: Natalia Lima Amaral

Ferida que não cicatriza é um perigo, mas tem tratamento. Um relato feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que ferimentos são a quinta principal causa de morte no mundo, e o Ambulatório de Lesões Dermatológicas da UNIVALE oferece atendimento preventivo e curativo totalmente gratuito para pacientes por meio de demandas e/ou encaminhamentos da rede de atenção à saúde da região Leste de Minas Gerais. Ele é ligado ao curso de Enfermagem da Universidade, contando com uma equipe multiprofissional composta por professores e alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Enfermagem, com avaliações e consultas individualizadas.

Professora Ana Germano, do Ambulatório de Lesões, mostra como realizou os atendimentos a distância conversando com Rafaela pelo celular
Professora Ana Germano mostra como realizou os atendimentos a distância conversando com Rafaela pelo celular

Ana Maria de Souza Germano, enfermeira responsável pelo Ambulatório de Lesões, explica que os atendimentos são realizados em pacientes portadores de vários tipos de feridas, que podem ser causadas por traumas, queimaduras, dentre outros acometimentos. “A maioria das feridas que acompanhamos são de insuficiência venosa e arterial, como é o caso de pessoas fumantes. Também acompanhamos casos, por exemplo, de pés diabéticos que encontram certa resistência no tratamento. Pessoas de uma maior idade e que possuem algum comprometimento ou comorbidade, como diabetes, hipertensão ou alguma outra patologia, devem ficar atentas com pequenas feridas, já que elas podem indicar outros problemas”, conta.

Para qualquer tipo de ferida, a atenção deve ser a mesma: procurar o encaminhamento correto ou um profissional especializado. Ana Germano explica que as lesões precisam de cuidado e, muitas vezes, apenas passar uma pomada e deixar o local destampado pode trazer problemas como infecções e, em casos mais graves, levar à amputação do membro. Um dos tratamentos utilizados no Ambulatório é a bota de unna, um curativo compressivo feito de algodão e pasta de óxido de zinco, e que apresenta bons resultados para aqueles que são portadores de insuficiência venosa e arterial.

“No Ambulatório nós fazemos aplicações de laser nas feridas, além de utilizarmos vários outros produtos como alginato de cálcio, hidrocolóide e o nosso gel cicatrizante, desenvolvido na UNIVALE. Vale ressaltar que tratamos as lesões de acordo com o processo de evolução da cicatrização, que pode começar por um tipo de cobertura e depois mudar para outra. Buscamos não utilizar coberturas convencionais, como pomadas de troca diária, visto que quanto menos a ferida for tocada, melhor”, explica Ana Germano.

atendimentos no ambulatório de lesões

Após a pandemia, o Ambulatório de Lesões Dermatológicas da UNIVALE passou a realizar teleconsultas de enfermagem para pessoas e profissionais da rede de saúde que precisam de alguma consultoria ou informação. No início de julho, uma família da cidade de Caiapônia, no estado de Goiás, recebeu orientações após Luan, de quatro anos, prender o polegar na porta e apresentar necrose. O tratamento do Ambulatório foi descoberto por uma reportagem da UNIVALE TV no Youtube, e Luan foi acompanhado de forma virtual por Ana Germano.

“Toda ferida deve ser cuidada por um profissional habilitado, que acompanhe o processo de cicatrização para saber realizar as intervenções necessárias. No Ambulatório, trabalhamos com equipes multiprofissionais que garantem o cuidado adequado com o paciente. Em casos com de pessoas diabéticas, a nutrição é um exemplo de grande importância para o tratamento integral da ferida”, explica Ana.

Entre em contato com o Ambulatório de Lesões Dermatológicas da UNIVALE.

E-mail: ambulatoriodelesoes@univale.br
Endereço: rua Israel Pinheiro, Nº 2000, bairro Santos Dumont. Bloco D3, UNIVALE campus II, Governador Valadares (MG)
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, 7h às 11h e 13h às 17h.