Na última quarta-feira, 11 de setembro, os alunos do 4º período do curso de Engenharia Civil e Ambiental fizeram uma visita técnica para conhecer a Estação Meteorológica Automática (EMA) do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Acompanhados pelo professor Juliano Groppo, os futuros engenheiros conheceram a estrutura da estação onde é feito o sub-sistema de coleta dos dados meteorológicos como temperatura, umidade, pressão atmosférica, dentre outros, e os subsistemas de armazenamento, energia e comunicação utilizados respectivamente.

Segundo o IFMG, os dados observados irão para registro em memória de um datalogger, é um instrumento eletrônico que registra dados, para fornecer energia ao funcionamento da estação e para a transmissão dos dados coletados. Os alunos ainda puderam ver a distribuição dessas estações em rede nacional e regional, e viram a importância delas para a promoção de conhecimento por meio de pesquisas e previsões do tempo.

Colaboração: Fernanda Melo