medicina

Aluna de Medicina da Univale publica estudo no Canadá

22 agosto, 2022

Aluna do 3º período de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Amanda Torquato participou de um estudo sobre relação entre mortalidade pós-parto e vulnerabilidade socioeconômica. O trabalho foi apresentado em um evento de cirurgia global organizado pela Universidade British Columbia, no Canadá, e o resumo foi publicado no Jornal Canadense de Cirurgia.

O estudo foi nomeado “Associação entre vulnerabilidade socioeconômica de gestantes e taxa de mortalidade da hemorragia pós-parto em Minas Gerais”, ou, em inglês, “Association of socioeconomic vulnerability among pregnant women with death rate by postpartum hemorrhage in Minas Gerais, Brazil”. Além de Amanda, desenvolveram a pesquisa Clara Tavares, de uma universidade de Salvador-BA, e Gabriele Lech, de uma universidade em Porto Alegre-RS. “Levei o nome da Univale porque acho válido aumentar a visibilidade da nossa universidade lá fora”, comentou Amanda.

A estudante de medicina explica que o estudo abrangeu todos os municípios mineiros, comparando taxas de mortalidade de gestantes em Belo Horizonte e no interior do estado. Os resultados, aponta Amanda, mostraram que municípios com baixos indicadores socioeconômicos (como PIB e IDH) tiveram taxa de mortalidade maiores que os da capital.

medicina
Amanda Torquato, aluna do curso de Medicina da Univale — Imagem: reprodução da internet

A aluna integra o grupo InciSioN Brasil, que advoga pelo direito à segurança em cirurgias, métodos anestésicos e procedimentos obstétricos. Amanda espera que a divulgação da pesquisa ajude a formular políticas públicas para melhorar os índices estudados. “Todo estudo epidemiológico, mesmo que somente observacional, serve para orientar as ações em saúde para os gestores e estimular mais estudos na área de cirurgia global”, avaliou.