Engenharia na contemporaneidade: adaptações no tráfego e a possibilidade de uma vida mais saudável

02 dezembro, 2020

O texto “Adaptações no tráfego e a possibilidade de uma vida mais saudável” foi escrito pelo aluno João Vitor Lemos da Silva, do 2° Período Engenharia Civil e Ambiental da Univale, e faz parte do projeto integrador “Engenharia na contemporaneidade: a pandemia como desafio e oportunidade para os engenheiros”

WhatsApp Image 2020 12 02 at 14.34.43

Adaptações no tráfego e a possibilidade de uma vida mais saudável

Em resposta à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, houveram lockdowns em vários países, mudando completamente a forma como as pessoas trafegam pelas ruas e construções (restaurantes, clubes, cinemas, etc.), além de muitas outras medidas de isolamento social.

O setor educativo também sofreu severas adaptações para que o ensino não fosse interrompido por longo período, sem deixar de proteger a vida das pessoas.

Este cenário implicou na necessidade de inovar, e os engenheiros de todos os campos, que são atores importantes, têm se empenhado no sentido de contribuir para evitar ou reduzir a contaminação.

Projetos de combate podem ser diversos, como os de Planejamento de Transportes e de construção de Hospitais de Campanha, onde a Engenharia Civil projeta formas de evitar aglomerações com ajustes de tráfego em horários de pico no fluxo de pessoas nos diversos espaços. Assim, foram realizadas experiências para distribuir melhor os veículos e transportes públicos, ajustando a logística do trânsito.

A resposta na Inglaterra para a perda da capacidade em ônibus foi incentivar as pessoas a caminhar e andar de bicicleta, para se deslocarem quando necessário. Se essa estratégia funcionar, então a demanda para esta mudança pode ser alta.

Como resultado parcial, notou-se um aumento de 42% no nível de ciclismo. Essa mudança temporária pode nos ensinar que é possível um deslocamento mais saudável para a saúde das pessoas e do ambiente, mesmo após a pandemia!

adaptações no tráfego por causa da pandemia

Projeto orientado pela professora Renata Campos, do programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão Integrada do Território.

Mais informações:

ENGENHARIA CIVIL DESEMPENHA PAPEIS ESSENCIAIS NA PANDEMIA

Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana

Potential impacts of the Covid-19 pandemic on the future of travel demand