qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
dia do jornalista lucas aluno do 3 período de jornalismo

7 de abril celebra todos os profissionais do jornalismo

07 abril, 2022

Escrito por: Lucas do Vale Braga Alexandre, estudante do 3º período de Jornalismo

Hoje, dia 7 de abril de 2022, comemora-se o Dia do Jornalista, uma data para exaltar os profissionais do jornalismo que dedicam seu tempo para apurar e levar informação à sociedade. E agora a gente, bem ao estilo contestador dos bravos colegas da imprensa, fazemos um questionamento: afinal, é só isso que faz um jornalista?

dia do jornalista lucas aluno do 3 período de jornalismo
Imagem: cedida por Lucas do Vale Braga Alexandre

Calma, a gente explica. É que estamos acostumados a ver aquele “jornalismo de sapatênis”, todo engomado em seus estúdios e paletós. Ou aquele “outro”, recheado de um sensacionalismo que insiste em ser aparecido. Entretanto, somos muito mais que apenas fontes de informação ou transmissores de notícias, sejam elas quais forem. Porque levamos conhecimento, diversão e entretenimento aos lares e às vidas. E vamos além, observando tudo que acontece e reportando às suas consciências.

Então, foi-se o tempo em que o jornalista tinha funções específicas. Com o advento das mídias sociais, a profissão se tornou muito mais que apenas apurar e reportar. Quase como social media, agora há mais posicionamento, quando mostramos o rosto em situações fora das bancadas dos estúdios e refletimos nossa personalidade. Porque se a isenção plena não existe mesmo, é possível e necessário ter personalidade. Claro, sempre nos limites da ética e da verdade.

Jornalismo e desinformação

A era da desinformação tornou todos detentores da “verdade”. Independentemente de serem fato ou fake, essas “verdades” desafiaram o jornalismo a se reinventar, buscando novos caminhos para divulgar a notícia devidamente apurada. Assim, mais uma vez mostramos a importância do bom jornalismo em meio a uma onda de dados desencontrados.

O jornalismo e as possibilidades de atuação

Nos dias de hoje, nosso lugar não se resume apenas a áreas relacionadas a notícias. O jornalismo digital é um exemplo, com sites, portais, blogs e microblogs que se tornaram espaços para nós jornalistas divulgarmos nossos trabalhos e plataformas para elaborarmos grandes projetos. Além disso, assuntos que antes eram vistos como absurdos para serem noticiados se tornaram colunas e ganharam seus próprios espaços nos grandes veículos mundiais.

É lógico que não podemos nos esquecer também das agências de publicidade, espaços que majoritariamente são compostos por publicitários e abriram espaços a jornalistas que surgem para trabalhar com mídias sociais e marketing de conteúdo. Produzindo textos, legendas e outros formatos que se tornaram essenciais para o mercado publicitário. Sim, quando tudo é conteúdo as possibilidades só aumentam.

Portanto, este texto curto serve para exaltar essa profissão tão importante e ao mesmo tempo pouco valorizada em nosso país. Mas que tem uma relevância inquestionável para a democracia e para a produção de conteúdo relevante em muitas áreas. Leve esse texto como uma boa notícia, porque o jornalismo, mesmo que de formas muito diferentes, segue, como nunca, botando banca!

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content