Doutor Rômulo Coelho ao microfone em evento da 205 Ventures

Ativo patrimonial de startups da 205 Ventures supera R$ 1 milhão em 100 dias

13 setembro, 2022

A 205 Ventures foi lançada em maio, em parceria entre a Fundação Percival Farquhar (FPF, mantenedora da Univale), Galpão 205 e FCJ, e teve o início oficial de operações em 1º de setembro, selecionando startups para desenvolvê-las, aproximá-las do mercado e atrair investidores. Na cerimônia que marcou o início de operações da 205 Ventures nesta terça-feira (13), o CEO da venture builder e assessor de negócios e inovação da Univale, Marcos Almada, revelou que, em pouco mais de 100 dias, a 205 Ventures já conta com cinco startups no portfólio e um Ativo Patrimonial em Startups (APS) de R$ 1,180 milhão.

Marcos Almada ao centro, falando ao público de microfone na mão, e fotografado pelo telefone celular de uma mulher
Marcos Almada

“A gente saiu do zero a um milhão em cem dias. Isso é superimportante”, enfatizou Almada. As startups no portfólio da 205 Ventures, ele frisa, propõem soluções inovadoras para gerar impacto e transformação social, econômica e ambiental em suas áreas de atuação. “A gente traz startups com ideias inovadoras, disruptivas e criativas, e são todas ligadas à nossa tese da socialtech. São startups que causam impacto positivo nos territórios em que estão inseridas. Esse impacto pode ser social, econômico ou ambiental”, afirmou.

O presidente da FPF, Rômulo César Leite Coelho, avalia que laboratórios e salas de aula da Univale são o ambiente propício para o surgimento de novas startups. Rômulo Coelho lembrou que, como universidade comunitária e filantrópica, a instituição tem compromisso com o desenvolvimento.

“Não é simples tirar uma boa ideia da cabeça e transformar em empresa. E aí entra a universidade. A Univale é fundamental nesse processo, porque existem muitas ideias que não se transformam em realidade. A gente acredita que é um excelente negócio, por isso entramos como sócios. E porque assim a universidade cumpre seu papel de trazer tecnologia e inovação”, destacou o presidente da FPF.

205 Ventures e a cultura empreendedora na Univale

Também presente à solenidade, a reitora da Univale, professora doutora Lissandra Lopes Coelho Rocha, observou que a Univale já vem fomentando, em salas de aula e outras iniciativas, a cultura empreendedora e a inovação.

Evento da 205 Ventures - reitora Lissandra, com o microfone na mão, fala ao público presente
Reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha: "Nosso objetivo é trabalhar a cultura empreendedora e a inovação"

“Esse é o caminho para inserir nossos alunos no mercado. Nosso objetivo é trabalhar a cultura empreendedora e a inovação. Só assim nossos alunos terão a grande oportunidade de se inserir nesse mercado. E nós estamos agora com um curso de graduação em Gestão de Startup e Inovação, na perspectiva de formar esses profissionais. Nossa missão é fomentar novas startups para contribuir com o desenvolvimento da região”, declarou a reitora.

Professora da Univale e secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida falou sobre as oportunidades de negócio proporcionadas pelas startups. “São negócios lucrativos, mas também resolvem problemas sociais que a gente tem hoje. Temos muita gente querendo investir aqui, acreditando no potencial. Essa é mais uma forma de viabilizar que esse potencial seja concretizado. Tenho certeza que os investidores farão excelentes negócios, com prosperidade”, disse a secretária, que representou o prefeito André Merlo na cerimônia.