Este sábado, 24/08, foi um dia de muitas alegrias para os 130 casais e seus familiares, que aguardaram ansiosamente pela realização da décima terceira edição do Balcão da Cidadania. A tão esperada e tradicional conversão de união estável em casamento foi acompanhada de diversos serviços gratuitos oferecidos à comunidade valadarense pela Univale e parceiros.

Casal troca alianças após conversão de união estável em casamento, no 13º Balcão da Cidadania — Foto: Leandro Silva

Assim que os casais chegaram ao Campus I da universidade, foram recebidos por alunos de Direito e conduzidos para as salas onde as conversões eram realizadas, e ainda, prestaram orientações jurídicas aos interessados. Enquanto isso, amigos e familiares aproveitaram os atendimentos feitos no local.

O momento da beleza foi proporcionado pela empresa Embelleze, que contribuiu com serviços de massagem, design, barbeiro e maquiagem. E para quem não teve tempo de ir ao cartório, voluntários fizeram agendamento para o cadastramento biométrico junto à justiça eleitoral.

A criançada se esbaldou com a brinquedoteca do curso de Pedagogia e a oficina de origami. Muitas se divertiram com as mascotes do curso de Odontologia. Elas receberam informações sobre saúde bucal e participaram de oficinas. Os adultos aproveitaram para fazer aferição de pulso, pressão arterial e teste glicemia com o curso de Farmácia.

Os casais tiveram, ainda, orientação sobre planejamento familiar, DSTs e contracepção, com o curso de Enfermagem. Pequenos e adultos puderam participar de atividades lúdicas com materiais terapêuticos feitas por alunos de Fisioterapia. Discentes de Medicina também realizaram atendimentos e orientaram pessoas da comunidade.

O curso de Estética e Cosmética distribuiu sabonetes e cartilhas educativas com dicas sobre cuidados e higiene da pele. Quem buscava ajuda para elaborar um currículo, teve auxílio de acadêmicos e professores de Psicologia, que divulgaram os serviços do curso durante o Balcão.

Acadêmicos de Nutrição prestaram orientações nutricionais. Já os de Ciências Contábeis, juntamente com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Univale (NAF) atenderam pessoas físicas e microempreendedores hipossuficientes. O Lions Clube Figueira do Rio Doce participou neste ano divulgando as atividades da instituição.

O Balcão da Cidadania é uma iniciativa do curso de Direito da Univale e o Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público.