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3º Workshop Experience

Workshop Experience | Apresentação

O início do semestre letivo se aproxima e preparamos o 3º Workshop Experience com diversas atividades para nosso aperfeiçoamento profissional, como também das práticas de ensino. A participação é obrigatória e as oficinas valerão o registro de ponto. Escolha o melhor horário e aproveite para aprimorar seus conhecimentos!

Público-alvo

Professores da Univale

Programação

05 de fevereiro – 09h às 12h
3º Workshop Experience - SITE
OficinaEmentaResponsável(is)LocalNº de vagas
Preparando apresentações criativas e atraentesDicas e conceitos sobre aspectos que envolvem a criação de uma apresentação, como a escolha do layout (agrupamento, contraste, alinhamento e espaçamento, uso de cores, fontes e composição), onde e como procurar imagens, vídeos, animações e transições. A importância do storytelling para transformar slides em uma apresentação com início, meio e fim. Introdução ao pecha kucha.Franco Dani Araujo e PintoLaboratório de Informatica  VI40
Ferramenta Mapa da Empatia: quem é seu alunoO objetivo desta oficina é disponibilizar uma ferramenta para “desenhar” o perfil do aluno, com base nos seus sentimentos, o que ele deseja, o que ele teme, quais as suas necessidades enquanto pessoa. Quais os estímulos do mundo ao seu redor o movimentam, ou seja, o que vê, o que ouve, o que fala e o que faz, o que pensa e sente. Será trabalhada uma prática com o mapa da empatia através de um formulário Google, através do Google sala de aula. O roteiro do mapa da Empatia demanda, uma análise das resposta e o fechamento do processo com uma palestra e uma dinâmica, que trabalhe as necessidades do grupo avaliado, gerando uma melhora na autoestima e uma sensação de pertencimento ao grupo.João Pedro Moniz Galvão De AlbuquerqueSala Uni InterAtiva40
Experiências com a Interdisciplinaridade no Ensino SuperiorA proposta da oficina é discutir as possibilidades da Interdisciplinaridade como abordagem teórico-metodológica no Ensino Superior. Partiremos de experiências desenvolvidas em cursos de graduação e pós-graduação da Univale que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Contaremos com depoimentos de professores da instituição, que socializarão desafios e êxitos vivenciados ao experimentarem a Interdisciplinaridade no Ensino Superior.Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Thiago Martins Santos
Sala de aula 01- ED240
Uso do Socrative em sala de aula – Noções básicasO Socrative é um aplicativo simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes) que pode ser usado em sala de aula para receber feedback em tempo real da aprendizagem do aluno. Permite que professor e alunos possam interagir, a partir de smartphone, tablete ou computador, dinamizando assim a aplicação de atividade em sala de aula. Por proporcionar maior interatividade  motiva os alunos para as “corridas” de resposta entre os alunos ou grupos de alunos.Marileny Boechat Frauches BrandãoLaboratório de Informatica  VII30
Técnicas de Filmagem em Celular para professorO registro de uma aula e evento com técnicas de filmagem. A gravação de depoimentos. Padronização de enquadramentos fílmico por celular. (Requisito: levar celular e fone do celular).Farley Vasconcellos da CunhaLABCOM30
Indicação, acesso e usabilidade do acervo virtual nas bibliografiasBiblioteca (s) Virtual (is) da UNIVALE: Pearson e nova aquisição da Minha Biblioteca (MB). Acesso multiusuário. Controle pela bibliotecária dos indicadores de desempenho e do acervo – entrada e saída de títulos. Ferramentas: acessibilidade através da text to speech, anotações, acesso offline, citações e impressão. Integração com o catálogo Pergamum. Indicadores 3.6 e 3.7 do IACG 2017 e o seu Relatório de Validação das Bibliografias pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE.Carolina Cândido PereiraLaboratório de Informática VIII40
05 de fevereiro – 09h às 12h
Oficina Ementa Responsável(is) Local Nº de vagas
Autoconhecimento e o Impacto na Relação Professor/Aluno Promover autoconhecimento através de ferramentas que delineiam o perfil  comportamental, o sistema representacional e formas de utilização do tempo como forma de oportunizar melhorias na relação professor/aluno/professor na trajetória de construção do conhecimento. Adriana Mara Pimentel Maia Portugal Adelice Jacqueline Bicalho Sala de aula 01 – ED2 35
Pesquisa e Educação: O que são as produções acadêmicas para fins de validação do  Ensino Superior? Edmarcius Carvalho Novaes Sala de aula 02 – ED2 40
Preenchimento e Atualização do Currículo Lattes e sua relação com o IACG 2017 Apresentação da plataforma e as etapas de preenchimento das abas: Produção Bibliográfica, Produção Técnica, Educação e Popularização de C&T, Eventos, Orientações e Bancas. Duplicação de informações. Solicitação de ISBN para publicações através da Editora UNIVALE. Aplicativo do CNPq. Indicador 2.16 do IACG 2017. Carolina Cândido Pereira Laboratório de Informática  VII 40
Metodologias Ativas As metodologias ativas surgem como estratégias de ensino que têm como o foco principal a ação do estudante, que desafiado, busca pelo conhecimento que lhe será significativo e contextualizado, elevando a qualidade da sua aprendizagem. A oficina tem como objetivo, conhecer e refletir sobre as metodologias ativas, pois propor metodologias ativas em cursos de graduação pressupõe uma revisão das práticas docentes e da própria concepção de aprendizagem. Wildma Mesquita Silva                                                        Karine K. Rangel Teixeira Sala Uni InterAtiva 35
Eventos de Sucesso Saiba mais sobre como conseguir mídia espontânea e um maior número de pessoas para o seu evento. Denise Rodrigues Pedro Lucca Sala de aula 04 – ED2 40
07 de fevereiro – 13:30 às 16:30
Oficina Ementa Responsável(is) Local Nº de vagas
Avaliação Do Processo Ensino-Aprendizagem Fundamentos dos processos avaliativos concernentes ao desempenho dos estudantes; Técnica de elaboração de provas objetivas e discursivas; Intervenções pedagógicas junto aos alunos com desempenho insatisfatório. Marlene Lima Temponi Sala 01 – ED2 40
07 de fevereiro – 19h às 22h
Oficina Ementa Responsável(is) Local Nº de vagas
Mapa Mental – Entendimento e retenção de conhecimento Dentre as várias metodologias de ensino, a de “Mapa Mental” tem a proposta de contribuir para o entendimento e a retenção de conteúdo pela associação de imagens e palavras-chave vinculadas à teoria que fundamenta a prática, proporcionando ao profissional, em campo de atuação, o resgate do conhecimento necessário para otimizar processos e maximizar recursos, pois o mercado está exigindo profissionais pontuais em soluções para problemas de desempenho nas organizações.  Mauro Guariente Sala de aula 01 – ED2 40
Tecnologias na Educação: Google Classroom e outras ferramentas de produção colaborativa online A suíte de aplicativos Google for Education: Sala de aula virtual (Classroom), documentos, planilhas e apresentações online possibilitam produções colaborativas e oferecem novas formas de ensinar e aprender com a mediação das tecnologias. Conheça e aprenda a utilizar esses aplicativos para inovar suas práticas pedagógicas. Karla Nascimento Laboratório de Informática VII 30
Conhecendo e aprendendo a usar o Trello – Ferramenta de organização de projetos Trello é uma famosa ferramenta web que auxilia no agendamento e organização de tarefas individuais ou em equipe. Onde você mesmo cria seu Kanban (sistema de organização de tarefas e trabalhos). Com o Trello fica muito mais fácil trabalhar sozinho ou em equipes de diferentes tamanhos, seja presencialmente ou não. João Paulo de Oliveira Laboratório de Informática VI 30
Ferramentas da Psicologia Positiva  para professores na identificação de virtudes e forças de caráter nos estudantes Aspectos da Psicologia Positiva em Cristopher Peterson & Martin Seligman para a identificação de virtudes e forças de caráter em estudantes. Diagnóstico para identificação de potencialidades para melhoria da performance acadêmica Dileymárcio de Carvalho LABCOM 35
Press Start – Gamificação: metodologia de jogos para estimular resultados O uso dos conceitos da gamificação e sua aplicação em sala de aula para estimular resultados reforçando o processo de ensino aprendizagem. Utilizando de conceitos do Design de Games, a oficina visa a criação de uma metodologia gamificada que poderá ser aplicada em sala de aula. Elton Frederico Binda de Castro Laboratório de Informatica  VIII 40
Educação a Distância: há benefícios? Processo de ensino e aprendizagem na educação. Contexto histórico e perspectivas para a EaD. Recursos digitais e metodológicos empregados na EaD. Cristiane Mendes Netto Sala de aula 03- ED2 40
 
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