visita técnica do curso de enfermagem

Estudantes de Enfermagem realizam visita técnica no setor de imunização do município

22 março, 2023

A visita técnica guiada tem o objetivo de contribuir estrategicamente para a imunização em Governador Valadares

Por: Natalia Lima Amaral

Nesta semana (20), os estudantes do 5º período do curso de Enfermagem da UNIVALE realizaram uma visita técnica ao Setor de Imunização e à Sala de Vacina Central de Governador Valadares. Por comporem o cronograma de várias disciplinas e conteúdos, a oportunidade de conhecer tais ambientes possibilita aos alunos conhecer a organização, a prática e a performance de serviços e setores da área da saúde.

visita técnica do curso de enfermagem

As visitas técnicas são atividades educativas supervisionadas e desenvolvidas em ambiente externo para os alunos. A professora Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, da Enfermagem, explicou mais sobre a importância desses momentos para a formação dos discentes. “Elas visam ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e preparar os acadêmicos para o mundo do trabalho, assim como atender à formação integral e tendo como base os pressupostos da educação superior”, comenta.

visita técnica do curso de enfermagem

A extensão curricular do 5º período envolve os alunos em atividades como as campanhas de imunização que acontecem no campus da Universidade, fortalecendo a cobertura vacinal da região. “Considerando que a vacinação é uma das estratégias de política pública mais eficazes para a prevenção de infecções e epidemias, podemos refletir sobre as sucessivas e alarmantes quedas na cobertura vacinal do país. Portanto, é nossa responsabilidade ética e social contribuir para ampliar o acesso dos estudantes e trabalhadores da UNIVALE às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares”, explica Sheila.

Os alunos também foram guiados pela professora Elizabete Maria de Assis Godinho, que explica a importância da contextualização do que é abordado em sala de aula com a realidade do município. “O aluno pode comparar e vivenciar o que viu em sala de aula, nas disciplinas teóricas e práticas. Além disso, poder acompanhar esses alunos no mundo do trabalho é muito satisfatório, porque podemos ver como eles incorporam as questões que passamos, as evidências científicas, técnicas, éticas e legais abordadas ao decorrer da sua formação”.

Andressa dos Santos é aluna e esteve presente na visita. Para ela, o momento é de extrema importância para sua formação, além de terem sido muito bem recebidos pelas equipes. “Foi possível aprendermos a respeito da organização das vacinas do município. A experiência nos proporcionou um resumo prático de todas as aulas que tivemos na Universidade”, comenta.

visita técnica curso de enfermagem

Flávio Gomes Pereira, também aluno do curso, acredita que a visita técnica potencializa as reflexões entre as teorias de sala e a prática da profissão. “Nessa visita, em específico, nós ficamos mais próximos da realidade do município, conhecendo mais sobre o funcionamento, a organização e, até mesmo, a movimentação que acontece dentro desses espaços que atendem a comunidade. E acredito que, como aluno, tive acesso a um olhar diferenciado para associar os aprendizados de sala de aula”, explica.

Além disso, Flávio também indica que para esse semestre de 2023, já estão sendo planejadas campanhas de vacinação no campus e está ansioso para poder participar ativamente delas. “Já fui atendido nessas campanhas e acho elas extremamente válidas. O aluno, mesmo no período acadêmico, pode vivenciar a relação de profissionalismo, procedimental, atendimento e ética. Além de termos o processo de ensino, aprendizagem e teoria, com a prática conseguimos associar o que é ser um profissional e as competências necessárias para a área de formação”, pontua.