Vai começar a faculdade em 2020? Saiba como se preparar

03 fevereiro, 2020

O primeiro passo para começar uma faculdade é ser aprovado no vestibular. Depois vem a matrícula, e aí, com tudo certo, é só esperar pelo início das aulas. Mesmo?

Entrar na graduação é dar início a uma nova fase da vida. Como todo começo, é claro que esse também envolve uma série de mudanças na rotina. Quanto mais preparado você estiver para começar uma faculdade, melhor será a experiência. Mas, afinal, como se preparar para o começo da faculdade? Olha só as dicas que a Univale preparou para você!

Confira as disciplinas do primeiro período da faculdade

Logo que a matrícula é efetivada, o aluno da Univale recebe um número e uma senha, que dão acesso ao Portal do Aluno. É nesse portal que serão lançadas as notas das avaliações, os planos das disciplinas e os horários de aula. Também é lá que o aluno poderá consultar as disciplinas que irá cursar no semestre. Confira as aulas com antecedência e prepare seu material— isso nos leva à segunda dica!

Verifique se vai precisar de algum material específico

Alguns cursos, como Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, pedem que os alunos adquiram materiais específicos em alguns semestres letivos. Normalmente, a lista é divulgada na página do curso, no site da Univale, ou é informada pelos professores nos primeiros dias de aula.

Confira a bibliografia das disciplinas

Todas as disciplinas têm um planejamento, que é feito pelos professores antes do início das aulas, de acordo com as diretrizes do curso. Nesse plano, o professor deve indicar também a bibliografia básica que vai embasar as aulas. O documento com a bibliografia deve ficar disponível no Portal do Aluno, e cabe aos alunos acessá-la e conferir os textos que irão usar durante o semestre.

Faça seu cadastro na biblioteca

Depois de conferir a bibliografia, você pode ir atrás dos livros que estão indicados lá. Para isso, você vai precisar de um cadastro na biblioteca da Univale. É muito simples se cadastrar, você só precisa de uma foto 3x4 e de um documento de identidade com foto. Com isso em mãos, basta ir até a biblioteca, preencher o formulário de cadastro e pronto, já pode pegar seu livro!

Início das aulas na Univale

As aulas na Univale começam no dia 10 de fevereiro, para calouros e veteranos de todos os cursos de graduação. E aí, preparado para começar? Conta aqui nos comentários!